x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.165

Representação Comercial / Franquia.

Lucas Lopes Villar

Lucas Lopes Villar

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Domingo | 24 agosto 2014 | 08:48

Bom Dia Pessoal,

Gostaria de uma ajuda de vocês para um esclarecimento.

Estou recebendo um cliente "X", que tem uma loja da Franquia da Colchões "O" , ou seja, só pode vender produtos dele com preços deles.

Porem a empresa recebe comissões pelas vendas efetuadas. O que vem sendo praticado pela empresa é o seguinte:

O Consumidor compra o colchão, esse meu cliente "X" manda o pedido para Franquia da Colchões "O", a Franquia da Colchões "O" manda o produto com uma nota no nome do meu cliente "X" e meu cliente "X" emite uma nota no mesmo valor da nota da Franquia da Colchões "O"
Essa mercadoria fica guardada no deposito meu cliente "X", pois não tem como guardar tudo na loja física e a entrega é de responsabilidade do meu cliente "X".

Minha perguntas:

Esse procedimento esta correto?

Esse meu cliente "X", acaba sendo tributado encima das notas que ele emite de venda para o consumidor, porem a receita dele é apenas a comissão.

Caso o consumidor devolva o produto por algum motivo, como meu cliente "X" vai fazer essa devolução?

Esse meu cliente "X" recebe notas da Franquia da Colchões "O"de mercadoria em consignação e depois que é efetuada a venda, recebe um nota de baixa de consignação, Como registro essa operação?

Desde já agradeço

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2014 | 21:37

Boa noite, prezado colega, não esta bem clara suas duvidas pois você não diz se o cliente e do simples , ou outra natureza , isto e os dois envolvidos, > pois e fato que quem vende e seu cliente, e sua receita e somente a comissão, , mas o certo seria a emissão do valor ser feita pelo fabricante direto ao consumidor. E você so faturar a comissão, que e a sua receita verdadeira, mas na realidade você como explicou e uma revenda, então o procedimento esta correto como esta.Ha meu ver falta dados suficientes para respondermos adequadamente seu questionamento.

sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.