x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.855

Calculo imposto venda de imoveis - Lucro Presumido

Rafael do Amaral Riva

Rafael do Amaral Riva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 10:02

Bom dia, Tenho a seguinte dúvida: Tenho uma empresa enquadrada no lucro presumido, que seu objeto social é compra e venda de imóveis . Ela vendeu um imóvel da seguinte forma: O valor total de venda foi de R$ 3.149.000,00. Foi pago um sinal (adiantamento)de R$ 250.000,00 em 20/06/2014, mas a venda foi realizada em 07/07/2014, mediante cheque ADM, no valor de R$ 2.899.000,00, perfazendo o valor total de venda, minha pergunta é quando devo fazer a apuração dos impostos? na data do adiantamento recebido ou assim que sair no contrato e o bem for repassado ?
Desde ja agradeço...

Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 10:22

Rafael do Amaral Riva, a empresa optante pelo lucro presumido pode optar pelo regime de caixa ou competência. Devemos então saber primeiramente qual a opção feita por esta empresa.

Se regime de competência: Contabiliza-se a receita na data de venda efetiva (transferência da posse do bem). Assim, a receita total será tributada em julho.
Se regime de caixa: Contabiliza-se a receita na data dos recebimentos. Ou seja, parte será receita de junho e o restante será receita de julho.

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
Daniel Marcelino

Daniel Marcelino

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 10:31

Bom dia Rafael!

Acredito que a empresa optou por regime de competência, então se fará em Julho.

--
Daniel Marcelino

--

"As idéias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, recebi-as de Chesterfield, furtei-as de Jesus. E se você não gostar das idéias deles, quais seriam as idéias que você usaria?" - Dale Carnegie.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.