x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 180.723

Sou isento, como posso obter número recibo IRPF?

Everton Carvalho Costa

Everton Carvalho Costa

Iniciante DIVISÃO 4, Operador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 14:45

Olá.
Nunca precisei declarar imposto de renda devido aos meus granhos anuais, porém decidi abrir um cadastro no MEI.
Depois que inseri meu CPF, pediram o número do recibo do IRPF, e agora que me vem a dúvida, como vou ter esse número se nunca declarei?
Creio que esse número só é obtido junto a declaração do imposto certo? Onde trabalho recebi o comprovante de rendimentos, mas nele não contem esse número. Gostaria de saber quais são os procedimentos para eu obter esse número, ou tem algo de errado no cadastro. Grato

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 14:58

Boa tarde Everton.
Sugiro que vá a uma unidade da Receita Federal e veja se há alguma declaração enviada em seu CPF.
Na abertura de MEI, quando a pessoa físcia não declara imposto de renda, se pede o número do título de eleitor.
Se pediu o número do recibo é porque existe alguma na receita federal.
Se existir alguma, peça uma cópia da mesma.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 14:59

Everton, se o sistema te pediu esse número é porque consta no cadastro da Receita Federal a entrega da declaração em algum dos últimos dois anos. Se não tivesses entregue, então o sistema pediria apenas o nº do Título de Eleitor.
Caso não consigas o número do recibo da declaração, que é impresso no recibo de entrega, então terás de ir até a Receita Federal e solicitar o mesmo.

André Paulo da Cruz

André Paulo da Cruz

Iniciante DIVISÃO 4, Engenheiro(a) Eletricista
há 9 anos Domingo | 23 novembro 2014 | 23:38

Tentei fazer o MEI da minha cunhada e me deparei com o mesmo problema. Ela nunca fez declaração de IRPF, inclusive é menor de 18 anos e só tentei fazer o MEI dela por ser emancipada. Depois de quebrar a cabeça perguntei se ela recebia algum benefício social e descobri que recebe o Bolsa Família acredito ser esta a explicação pois, não há outra possibilidade. Acredito que ao fazer a inscrição no programa social há também algum tipo de declaração que vale como declaração de IRPF. O problema é que na unidade da Receita Federal que ela tentou solicitar o tal número nem deram lhe atenção. Disseram que não era possível ela ter tal número e que provavelmente ela estava entrando em site errado ao tentar fazer a inscrição do MEI.

antonio w. f. de campos

Antonio W. F. de Campos

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Técnico
há 9 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 00:05

André Paulo da Cruz , faça uma senha para a sua cunhada para vcs acessarem o ecac pessoa fisica, onde vcs poderão ver todo o perfil dela referente as declarações que por acaso possa ter sido entregue, imprima todas as informações que constam lá e de posse dos mesmos vá ate a receita assim vc solucionara o problema.

Antonio de Campos
Tc/Sp
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 10:23

André Paulo da Cruz, veja se ela não está declarado como dependente de alguma declaração, acho difícil, mais pode ser isso também. Já vi um caso que foi assim, ela estava como dependente do marido na questão, logo pediu o IRPF.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Izac

Izac

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Rede
há 9 anos Segunda-Feira | 13 abril 2015 | 20:28

Estou passando pelo mesmo problema para declarar. Esse ano é minha primeira declaração e pede o numero do ultima declaração realizada e quando vou buscar no site da Receita Federal informa que não tenho nenhuma declaração feita nos últimos 2 anos. Como posso resolver isso.

André Paulo da Cruz

André Paulo da Cruz

Iniciante DIVISÃO 4, Engenheiro(a) Eletricista
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 00:25

Izac, se você for MEI. Só tem um jeito. Declarar os dois anos anteriores e pagar a multa de 164 reais para cada ano como eu fiz. Eu havia entendido que MEI era isento e por isso não precisava fazer IRPF. Mas, buscando informação percebi o erro e para ter acesso a declarações do simples nacional tive que fazer as duas atrasadas. Agora se você é só pessoa física ai já não sei dizer que fazer.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 08:20

Prezados
Bom dia!

Com o intuito de ajuda-los e facilitar a busca por uma resposta aos seus questionamento, caso ainda existam, faço a indicação de tópico já existente sobre Imposto de Renda Pessoa Física 2015, com uma série de informações a respeito.

Para acessar o tópico, clique aqui.

Leiam as mensagens já postadas pelos usuários, e se persistirem dúvidas fiquem a vontade para fazer novo questionamento no tópico indicado, uma vez que este criado será "Trancado" para novas interações por já existir outro.

Lembrem-se sempre antes de criar um novo tópico de realizar uma "Pesquisa" entre os já existentes, evitando assim vários tópicos sobre o mesmo assunto e facilitando a interação entre os usuários, conforme está determinado nas Regras do Fórum.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.