x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 597

Declaração IRPF - transferência entre contas

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 13:03

Boa tarde,
No início do ano fiz uma transferência da conta corrente e poupança conjuntas do meu pai (3 titulares: pai/mãe/eu), 4 dias após o falecimento dele, para minha conta poupança (do mesmo banco) em que sou o único titular. O gerente realizou todo o processo para mim com o consentimento da minha mãe.
Minha dúvida é a seguinte: Como devo declarar essa transação no imposto de renda do ano que vem? Tenho que pagar algum imposto? Não dá pra enquadrar como herança nem doação inter vivos. Tb não pretendo fazer o inventário do meu pai tão cedo.
Agradeço antecipadamente os esclarecimentos.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 14:03

Ricardo Carrilho
Boa tarde

Seja muito bem vindo ao Fórum Contábeis!

Direcione seu questionamento ao tópico já existente criado com o objetivo de centralizar as informações e discussões sobre o assunto.

Para acessa-lo, clique aqui.

Leia as mensagens já postadas se ainda assim persistirem dúvidas fique a vontade para fazer novo questionamento no tópico indicado.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.