x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 732

Lucro Isento de Empresa Simples Nacional para IRPF.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 6 outubro 2014 | 13:23

Olá caros colegas. Estou com uma dúvida.
Estou com um cliente vindo de outro escritório que não mantinha contabilidade regular. No entanto, observei que nunca foi feito discriminação de Lucros Distribuídos. Estava pensando em retificar a Declaração pessoa física do Cliente nos últimos 5 anos e informar a Presunção do Lucro do Simples Nacional, até para fazer um caixa . Vocês acham que o cliente poderá receber alguma intimação para comparecer a Receita Federal para explicações? Como é pelo faturamento e o mesmo tem como comprovar, pois, foi apurado os impostos certinho desses anos acho que não vai ter problema, penso eu. O que vocês acham?

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 6 outubro 2014 | 13:37

Boa tarde, essa empresa tem saldo constando no livro caixa?
Quando assumi o setor contábil aqui onde trabalho, tínhamos algumas empresas somente com livro caixa, e quando fui registrar a contabilidade, o saldo de caixa ficou muito alto, então fiz a retirada do lucro no exercício atual, considerando o percentual de presunção sobre o saldo acumulado dos últimos anos.
Como ficou ainda saldo, no ano seguinte, como já tinha contabilidade regular, pude passar todo o lucro do período.
Espero ter ajudado.

Att.:
Cleiton Santos

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 6 outubro 2014 | 13:46

Sim Cleiton. Concordo plenamente com você e tal procedimentos adotados. Eu mesmo faço isso, mas a minha dúvida é distribuir um lucro de uma contabilidade equivocada, Exemplo ( O cliente compra 500.000,00 mês real, manda para o escritório 100.000,00 - Cliente fatura real 800.000,00, manda para o escritório 600.000,00 - o cliente não lança contas bancarias - o cliente tem imoveis , veículos e não lança na contabilidade nem se quer da entrada nos documentos) a contabilidade que é feita é só para atender o fisco caso solicite, então , o lucro supostamente evidenciado no balanço poderá ser distribuído? Meu único questionamento é se pode fazer distribuição de lucro de uma contabilidade não "real"?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 6 outubro 2014 | 17:36

Boa tarde Maicon

... então , o lucro supostamente evidenciado no balanço poderá ser distribuído? Meu único questionamento é se pode fazer distribuição de lucro de uma contabilidade não "real"?

Se o lucro é "supostamente evidenciado" e a contabilidade não espelha a realidade, é imperativo que o contador não promova a distribuição de lucros, pois não tem suporte fiscal para tanto. Se os interessados solicitarem, reúna-se com os mesmos e exponha os motivos que o impedem e os riscos envolvidos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.