x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.260

Declarar Imóveis nunca Declarados.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 14:03

Boa tarde colegas. Li sobre o assunto e ainda tenho algumas dúvidas.
Eu faço Declaração de Renda Pessoa Física por espontânea vontade. Não me enquadro nas obrigatoriedades e venho fazendo a 5 anos.
Eu tenho 3 imóveis nunca declarei, estão escriturados dando um montante de R$ 280.000,00 os 3. Como meus bens não ultrapassa R$ 300.000,00 não sou obrigado a Declarar. Se eu quiser lançar esses 3 imóveis em 2015 eu poderei sendo que não me enquadro nas obrigatoriedades?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 14:31

Boa tarde Maicon

O fato de não ser obrigado a apresentação da DIRPF não o desobriga - se as apresentar - de faze-lo de forma correta.

Se você as apresentou e não declarou tais bens, retifique (pelo menos as últimas cinco) com vistas a inclui-los e evitar dissabores futuros

...

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 14:41

Então Saulo. Concordo com você. Como disse faço a 5 anos e os imóveis tem data de 2007 para trás. Inclui-los na retificação (últimos 5 anos) não vejo problemas com a Receita em vista que não tem bens acima de 300.000,00 concorda?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 17:34

Boa tarde Maicon

Se você não esteve obrigado em nenhum destes cinco anos, retifique-as e fique tranquilo, pois não terá problemas.

Se os imóveis foram adquiridos em 2007 na DIRPF de 2010/2009 indique-os na coluna "Situação em 31/12/2009" e repita-os na coluna "Situação em 31/12/2010", nas DIRPFs seguintes será bastante repetir a discriminação e os valores

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.