x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.407

Retenção de Imposto Sobre Aluguel de Bem Imóvel.

Jessé Santos

Jessé Santos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Financeiro
há 9 anos Sexta-Feira | 10 outubro 2014 | 13:10

Boa tarde!
A empresa que trabalho alugou um galpão para guardar materiais. O proprietário deste galpão é Pessoa Física, temos o contrato de aluguel e fazemos o pagamento por meio de recibo comum.

Dúvidas:

 Está correto procedermos desta maneira ?
 Precisaria de RPA ?
 É devida a retenção de impostos por aluguel de bem imóvel, nesse caso ?

Desde já agradeço.

Jessé Santos

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 10 outubro 2014 | 16:49

Boa tarde Jesse!
Não, não há nenhum tipo de retenção, à não ser se o valor do aluguel atingir a tabela pogressiva do IRRF.

Também não há necessidade de incluir na folha de pagamento, já que essa pessoa não faz parte do quadro de funcionários.

Conforme o colega Saulo coloca, o que rege essa situação é unicamente o Contrato de Locação mas nunca se esqueça de ter o recibo de pagamento, assinado pelo locador/preposto, dando quitação do mesmo, a fim de não haver cobranças indevidas.

Aqui nós pagamos os alugueis ou depositando diretamente na conta corrente do locador ou seu preposto expressamente configurado no contrato de aluguel (imobiliaria por exemplo) ou então quando não é possível, fazemos cheques nominais e passamos cópia junto com o recibo para a contabilidade fazer os lançamentos.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 17:58

boa tarde, Eduardo

mas a empresa que reteve o IR tem que fazer a Dirf - eu nao consigo cadastrar provento de aluguel no programa da folha de pgto, por nao ser um funcionario, e nao da nenhuma outra opçao, eu mesmo vou precisar fazer manualmente os darfs e depois a dirf - recibo de pgto e tudo mais

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 07:17

Claudia, bom dia!
Depois que voce gerar a DIRF dos funcionários, você vai lançar manualmente essa informação.. é só incluir e digitar os dados solicitados...

Vi aparecer os códigos do DARF recolhido

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.