x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.497

Espólio de dependente

Marcio Simões

Marcio Simões

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 24 outubro 2014 | 13:27

Prezados,

Uma contribuinte apresentou a seguinte situação:
Ela e o marido fazem a declaração de IRPF anuamente, ela como titular e ele como dependente, estando todos os bens declarados nessas declarações.
Em 2012 o marido, dependente, falece.
Havendo a necessidade de realizar a declaração de espólio, como é que se faz a declaração INICIAL, INTERMÉDIÁRIA se na RFB só existe a declaração de final de espólio?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 outubro 2014 | 15:47

Boa tarde colega, você fara a declaração do espolio , isto e do falecido simplesmente colocando o Termo ESPOLIO de fulano de tal , e a inventariante , que pelo visto e a esposa , mas pode também não ser depende da designação legal, sera a responsável pela mesma. Segundo esteja determinado no processso. E assim sera feito todos os exercicicos ate a conclusão do espolio, com a expedição do Formal de Partilha ou Alvara do Juiz, sera feita a Declaração final do Espolio, na época tem um prazo em relação ao despacho conclusivo , para a entrega da mesma, quanto ao tempo vai depender da complexidade do inventario.

sds> Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 27 outubro 2014 | 14:14

Prezados
Boa tarde


Com o intuito de ajuda-los e facilitar a busca por uma resposta ao questionamento, faço a indicação de tópico já existente sobre a Dmed.

Para acessar o tópico, clique aqui.

Leiam as mensagens já postadas pelos usuários, e se persistirem dúvidas fiquem a vontade para fazer novo questionamento no tópico indicado, uma vez que este criado por você será "Trancado" para novas interações por já existir outro.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.