Bemilde Fonseca
Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade Caro Colegas,
Boa tarde a todos
Tenho um cliente que tem folha de pagamento de pessoas que trabalha em uma fazenda sua, o mesmo lida com gado e aproveita os momentos de folga dos caminhões para transportar soja, milho e até mesmo gado para terceiros, faz arrendamento de maquinários a terceiros etc. Gostaria de saber qual seria o procedimento para o Imposto de Renda Rural do mesmo. O Mesmo Tem muitas notas de Mercado, combustivel, despesas de manutenção de veiculos, os salarios dos funcionarios, telefones, energia, arrendamentos e financiamentos e despesas relacionada a atividade como ração, vacinas, medicamentos. Nos bancos tem vários depósitos relacionados a venda de Leite, recebimentos de fretes e pagamentos de combustiveis e manutenção de veiculo. Minha dúvida é, posso lançar estes fretes e estas despesas como atividade rural? se não, qual seria a forma correta? sou obrigada a fazer o livro caixa ja que ele é um médio produtor e tem uma Declaração de Imposto de Renda muito complicada? ou posso fazer uma planilha em ordem cronologica com as referidas despesas? Espero ter sido clara, ja que o mesmo tem tudo misturado.
Desde já agradeço a colaboração de todos, pois preciso desta ajudar.
obrigada
Bemilde Fonseca