x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 417

Mudança na forma de tributação

Rosemary Oliveira

Rosemary Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 20:03

Boa noite,

Trabalho num escritório de contabilidade e temos um novo cliente, que se encontra na seguinte situação:
Até 2011 sua forma de declaração/tributação era Lucro Real
Em 2012 o profissional anterior optou em sua DIPJ pelo Lucro Presumido Trimestral, mas na DCTF e DARFs, além de constar como Lucro Real, os códigos de receita de PIS e COFINS informados foram 6912 e 5856 e em nenhum trimestre informou os valores correspondentes ao IRPJ e a CSLL, isto até Janeiro de 2013, quando cessou a transmissão da DCTF. A DIPJ 2013 também foi transmitida como Lucro Presumido. Agora preciso retificar as DCTFs (Janeiro 2012 a Janeiro 2013), mudando a opção de tributação de Lucro Real para Lucro Presumido, bem como informar os valores correspondentes ao IRPJ e CSLL apurados, pois o Cliente tem interesse em regularizar sua situação fiscal. De fevereiro 2013 não tenho problemas, pois já apuramos os tributos devidos e o cliente, por se tratar de posto de gasolina, tem sua tributação no PIS/COFINS de forma monofásica, mas tenho dúvidas de como corrigir o anterior.
Quando opto na DCTF pelo lucro presumido, na validação o sistema me informa erro nos códigos referentes ao PIS e COFINS, que entendo deveriam ser 2172 e 8109 já que os valores foram recolhidos. Posso fazer redarf para este caso? Se não, como devo proceder?
Em tempo: Tanto em 2012 e 2013 todos os tributos foram apurados na forma de lucro presumido trimestral.
Desde já agradeço a orientação.

Rosemary Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.