x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 978

DAS em aberto 2014

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 10:54

Bom dia a todos os colegas do Fórum! Desde já agradeço a orientação.

Pessoal , tenho alguns clientes que possuem DAS (SN) em aberto desde 03/2014 - Alguns já nos autorizaram parcelamento ou recálculos pra pagamento à vista - Outros não tem previsão de quando vão pagar (provavelmente ano que vem).

Minha dúvida = Estes clientes correm o risco de serem desenquadrados do SN em 2015? Como devo orientá-los?

Grata.

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Victor Albuquerque

Victor Albuquerque

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 11:17

Bom Dia Carina!

Art. 17. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno porte:

V - que possua débito com o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, ou com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal, cuja exigibilidade não esteja suspensa;

fonte: clique aqui

De acordo com o artigo acima a empresas que tem debito com a receita poderão ser excluídas do simples nacional,com exceção quando os tributos estão com a exibilidade suspensa que acontece quando se parcela os Débitos.Como disse o colega Luciano, você deve sugerir que se faça o parcelamento para evitar um problema futuro para essas empresas.

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 11:37

Carina Dias ,

bom dia,

Embora a exclusão do simples não se de sem um aviso prévio, comunicação de débito e cobrança, pela receita federal, eu aconselharia a parcelar os débitos para que os mesmo fiquem com exigibilidade suspensa e evitar possiveis dores de cabeças futuras.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.