x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.049

Migração para o Simples - qual a solução para o problema?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Domingo | 21 dezembro 2014 | 16:13

Prezados,

Boa tarde!

Tenho uma corretora de seguros e estou com algumas dúvidas:

Meu cadastro na Receita tem 2 CNAE´s: 66.29-1/00 (atividades auxiliares dos seguros, previdência, etc) e 66-19-3/99 (outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificados). (é uma corretora de seguros e, irônicamente, não tem cadastrado o código principal 6622-3/00 e não sei informar o motivo rsrs)

Porém, as atividades que exerço são as seguintes: (1) corretagem de seguros diversos (6622-3/00) quase 100% da receita anual, (2) intermediação de cotas de consórcio, uma pequena receita e (3) intermediação de contratos de financiamentos, quase zero de receita.

Dúvidas:

1 - Basta ser Corretora de Seguros (independentemente de ter atividades secundárias, como, por exemplo: venda de consórcio), que poderá aderir ao Simples Nacional?

2 - Se eu aderir ao Simples, sem alterar as atividades impeditivas acima, o sistema permitirá a adesão?
(se for necessário alterar os códigos para o código 6622, o procedimento é tranquilo? Dá tempo para alterá-las até o dia 31/01/15?)

3 - Como será a ordem das críticas após a tentativa de adesão ao sistema? Ou seja: qualquer pendência que possa existir, poderão ser tratadas todas de uma só vez, ou deverá ser tratada uma de cada vez?

4 - No momento de realizar a adesão no site da Receita, já deverá ter sido solicitadas todas as certidões negativas ou após a adesão será emitida a crítica de pendência relativa a impostos atrasados/não pagos?

Minhas dúvidas são estas e desde já agradeço-lhes pelas respostas que, penso eu, serão úteis para muitos corretores que estão nesta mesma situação.

Att.
Weder

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Segunda-Feira | 22 dezembro 2014 | 09:26

Bom dia Weder,


Primeiramente, seja bem vindo ao Fórum.



Com o intuito de ajudá-lo e facilitar a busca por uma resposta ao seu questionamento, faço a indicação de tópico já existente sobre Super Simples 147/2014.

Para acessar o tópico, clique aqui

Leia as mensagens já postadas pelos usuários, e se persistirem dúvidas fique a vontade para fazer novo questionamento no tópico indicado, uma vez que este criado por você será "Trancado" para novas interações por já existir outro.



"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.