x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 883

retenção IRPF sobre aluguel

SABRINA

Sabrina

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 12 janeiro 2015 | 10:30

Faço a escrituração de uma empresa optante pelo simples nacional, e ela paga R$ 600,00 de aluguel para pessoa física. A minha dúvida é a seguinte: Tenho que reter IR na fonte? Pois no meu entendimento eu utilizo a tabela progressiva do IRPF, e se eu utilizar esta tabela esta faixa é isenta.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 12 janeiro 2015 | 13:37

Boa tarde Sabrina

Se Pessoa Jurídica paga aluguel à Pessoa Física, a retenção do imposto de renda é devida e deve ser utilizada (sim) a Tabela Progressiva Mensal do Imposto de Renda.

Se em decorrência do valor da locação esta for isenta, simplesmente não retenha o imposto de renda, pois (neste caso) não será devido.

...

Thiago Gustavo Ribeiro

Thiago Gustavo Ribeiro

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 12 janeiro 2015 | 13:39

Sabrina boa tarde!

Realmente no caso de PJ pagando a PF deverá ser retido o IR conforme o Art. 631 do RIR/99, mas no seu caso não seu caso não será retido pois o valor descrito é isento.

Att.
Thiago G. Ribeiro

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que estrelas no coração" Arnaldo Padovani

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.