x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 413

Mudanças Fiscais do Governo e como minimizar seus impactos

Marcelo Alberto Piazza

Marcelo Alberto Piazza

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 17:05

Boa tarde.

Recentemente li uma declaração do ministro da Fazenda na qual ele pretende elevar o tributo para profissionais que atuam como Pessoa Juridica.

Este é meu caso. Presto serviços de informática para uma empresa e tive que constituir a minha empresa, na qual sou optante do Simples Nacional em virtude do meu faturamento modesto.

Com uma possível mudança tributária que eleve o valor que recolho atualmente, gostaria de saber se existe um meio de minimizar os impactos desta mudança.
Por exemplo:
- Mudar o regime tributário.
- Declarar as despesas relacionadas ao meu trabalho (Locomoção, Combustível, Refeição, Etc) no imposto de renda da empresa e tentar uma dedução ou algo do genêro.
- Declarar despesas que estão ligadas às instalações da empresa (que é na minha residência), tais como Aluguel, Luz, Telefone, Internet.
- Solicitar que a empresa para a qual eu presto serviço me reembolse ou custeie parte das minhas despesas (como o meu plano de saúde ou a pensao alimentícia que pago para meu filho) antes que eu emita a nota para ela.

Estas hipóteses que estou levantando estão dentro da lei?

Existem outras possibilidades que evitem uma elevação tão brutal dos tributos como se imagina?

Muitissimo obrigado,
Marcelo

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sábado | 17 janeiro 2015 | 08:46

Bom dia Marcelo,

Por enquanto trata-se só de uma declaração do Levy. Ela diz respeito a profissionais que constituem empresas individuais com vistas a diminuir a carga tributária ou atender exigências de seus clientes.

Entretanto se isto acontecer a melhor alternativa para você será constituir uma empresa limitada ou simplesmente transforma a que você tem. Para tanto precisará de uma sócio que pode ser alguém de sua família ou quem esteja no ramo e queira associar-se a você.

Como pessoa física a carga tributária será indiscutivelmente maior. As despesas apontadas por você (nem todas) podem sim reduzir seu ganho e consequentemente o imposto de renda (pessoa física) pois trata-se de despesas necessária ao exercício da profissao e percepção de seus rendimentos.

Para saber quais as despesas são dedutíveis consulte as respostas dadas pela Receita Federal as Perguntas 392 a 409

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.