x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 1.517

Ganho de capital - imovel adquirido até 1988

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 09:57

Bom dia, estou apurando o ganho de capital de um imóvel adquirido em 1986(terreno) e a construção terminou em 1988(residência). Pelo que entendi no GCAP na parte de "dúvidas", posso considerar o valor total do custo(terreno+casa) para aplicação da redução do ganho de capital na data de 1986(terreno), pois a construção iniciou antes de 1988. O custo na declaração IRPF esta no valor de R$ 284.528,85, nesse caso para aplicação do ganho de capital devo colocar este valor total em 1986? pelo menos este foi meu entendimento. Se alguém puder ajudar. Grato!

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 17:10

Boa tarde Saulo. Tenho a cópia da matrícula do imóvel e o mesmo foi averbado sim a construção. Neste caso meu raciocínio está correto para o preenchimento do GCAP? Grato!

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 09:09

Grato. Outra dúvida a venda do imóvel residencial foi efetuada em Dezembro de 2014, mas as parcelas serão recebidas somente em 2015. Neste caso devo preencher o GCAP 2014 e importar para a declaração do IRPF de 2015, mesmo não tendo recebido os valores, pois a venda foi em 2014 correto?Sendo assim, devo importar do GCAP 2014 para GCAP 2015 os dados para calcular o valor dos Darfs da venda parcelada? grato!

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 13:03

Boa tarde Guto

Preencha o GCap 2014 e não exporte para a DIRPF pois não houve recebimentos em 2014

Posteriormente importe para o GCap 2015 os dados do GCap 2014 para informar as parcelas recebidas em 2015.

...

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 15:02

Obrigado Saulo, neste caso na IRPF 2015 na declaração de bens em 31/12/2014 eu devo deixar em branco o imóvel, pois já foi vendido, correto?

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sábado | 24 janeiro 2015 | 21:23

Boa noite Guto

Exatamente, pois para todos os efeitos o imóvel foi vendido em 2014. Faça constar isto no campo "Discriminação", incluindo no histórico a forma de recebimento.

...

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 fevereiro 2015 | 09:45

Obrigado Saulo. Mas na pergunta se "houve construção, ampliação outro trata-se de imovel adquirido em partes e datas diferentes" devo marcar a opção "não" para poder retroagir a construção para 1986 que é o ano do terreno?grato

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.