x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 3.284

Assinar e Transmitir NF-e com certificado digital da Contabi

Vera Tenguan

Vera Tenguan

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 09:53

Oi pessoal!

Fui informada na Receita Federal que posso emitir NF-e do meu cliente desde que, ele me passe uma procuração eletrônica e autorize a emissão das notas pela contabilidade. No caso, meu certificado é um e-CNPJ. Isto procede?
Se algum colega já fez este procedimento ou sabe que não é possível, compartilhe comigo esta informação.
Muito Obrigado.

Vera A R Tenguan
Técnica Contábil
VART Contabilidade

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 10:00

O outorgante deverá acessar ao site da receita, acessar a área de Procuração para Receita Federal, e gerar a procuração. Essa procuração conterá a hora, data de emissão, e código de controle para ser utilizado para a validação do mesmo.
Ela deverá ser impressa e assinada pelo OUTORGANTE na presença de um servidor da RFB ou firma reconhecida em cartório. A procuração deve ser entregue em no máximo 30 dias, acompanhada de cópias autenticadas dos documentos de identidade do outorgante e outorgado, para que ela seja conferida e validada no sistema.
Após a procuração ser solicitada e autorizada pela RFB, o outorgado deverá ter um certificado digital para conseguir o acesso online aos itens liberados pelo outorgante. Assim que o contabilista acessar a receita com o certificado digital, o mesmo terá acesso aos itens descritos no momento da criação da procuração.

Vera Tenguan

Vera Tenguan

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 10:08

Atualmente, a aplicação permite delegar a terceiros a utilização dos seguintes serviços disponíveis no e-cac: 'Cópia de Declaração', 'Comprovante de Arrecadação', 'Retificação de Documento de Arrecadação – Redarf Net', 'Situação Fiscal do Contribuinte', 'Parcelamento de Débitos' e 'Entrega de Declarações com Aposição de Assinatura Digital – via Receitanet',

mas não menciona emissão de Nota Fiscal Eletrônica, por isso preciso saber se alguém já emitiu nota para o cliente com certificado digital da contabilidade.

Obrigado,

Vera A R Tenguan
Técnica Contábil
VART Contabilidade

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 10:16

Dirigir à Receita Federal e fazer uma procuração eletrônica autorizando um contabilista que tenha o e-CNPJ a entregar as declarações de tributos certificadas.

Vera Tenguan

Vera Tenguan

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 10:45

Caro colega Cristiano, sua resposta não faz jus a pergunta.
Mesmo assim, agradeço.

Vera A R Tenguan
Técnica Contábil
VART Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.