x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 447

Leis que uma empresa de transporte de cargas devem seguir

Rafaela Alves

Rafaela Alves

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 11:00

Queria adquirir conhecimento sobre uma empresa de transporte de cargas, sobre quais são as obrigações que esse tipo de empresa devem responder, e no que tenho que me atentar ao fazer a escrituração fiscal desse tipo de empresa, enfim quero alguns conselhos, dicas ou até sites a qual posso buscar informações para facilitar minha compreensão nesse tipo de empresa.
Obrigado !

Gilvan Macedo

Gilvan Macedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 11:41

Bom dia,

Posso contribuir com o que eu sei!!
Essa atividade pode ser optante pelo Simples Nacional (creio que desde que não seja Transporte Internacional), nela incide ICMS, ai você teria que ver no RICMS de São Paulo para ver os créditos possíveis caso você opter ser Lucro Presumido ou Lucro Real.
As alíquotas de Presunção (para base de calculo) sobre transporte de carga é de 8% para IRPJ e 12% para CSLL. Pis e Cofins é Cumulativo sua apuração, caso seja Lucro Presumido!!

Espero ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.