x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 762

Tributação de Imóvel - Lucro Presumido

Sergio Godois da Silva

Sergio Godois da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 12:57

Prezados, por gentileza, poderiam me orientar com a seguinte questão.

Assumi a contabilidade de uma empresa cujo um dos ramos de atividade é "Compra e venda de imóveis próprios", foi realizada a venda de um terreno por R$ 1.000.000,00 (custo é R$ 100.000,00). Na negociação/contrato foi acordado que R$ 800.000,00 seriam pagos em dinheiro e parcelado, o restante seria pago com outro imóvel. O antigo contador tributou apenas os R$ 800.000,00. O fato aconteceu em 2012. Tenho pouco entendimento neste nicho, no meu ver deviria ser tributado o valor total da venda, qual a opinião de vocês?

Iderlindo Joaquim Luzi

Iderlindo Joaquim Luzi

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 13:26

Caro Sergio
Tenho uma empresa na area de loteamento. Ela é tributada pelo lucro presumido. Nela eu tributo pelo regime de caixa. Assim, se recebeu somente os R$ 800.000,00 é somente sobre este valor que deveria tributar. Quando receber o restante, este valor será tributado no recebimento.
Abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.