x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 982

MEI e Previdência

Davi

Davi

Prata DIVISÃO 1, Assistente
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 11:33

Bom dia,

Estou abrindo uma MEI para um cliente, e ele esta me questionando sobre a previdência. No site do empreendedor diz que o microempreendedor individual tem direito a aposentadoria pelo salário mínimo.

Existe alguma forma em que o contribuinte possa pagar alguma guia separadamente e, na hora de se aposentar, receber um valor maior ?


Obrigado.

raimundo pereira da costa

Raimundo Pereira da Costa

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 18:10

Boa Tarde Davi,

Tenho um cliente que está MEI e sofreu um acidente ,entramos com pedido de Auxilio Doença junto a Previdência Social (INSS) e recebe um valor superior a um salário, porque a Previdência computou contribuições de anos anteriores como empregado.Acredito que o raciocínio seja o mesmo: se a pessoa contribuir como individual, a previdência vai computar também, mas verifique melhor na Previdência.

Paloma

Paloma

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 15:19

Tenho uma dúvida e queria esclarecimento.
Uma prima está com 12 anos de contribuição no sindicato dos trabalhadores rurais (agricultora). Ela quer ser MEI e gostaria de saber como fazer para ter direito ao benefício do sindicato e do MEI (ter direito aos 2 benefícios). Uma pessoa pode receber 2 benefícios? Ela tem medo de perder os anos de contribuição. Ah, ela também quer se aposentar com 2 salários-mínimos. Tem como receber esses benefícios e esse valor? Eu sei que pelo tempo de contribuição, ela pode recolher o diferencial de 15% com o código 1910, se igualando ao autônomo, mas só tem direito a um salário, como fazer para conseguir 2 salários? Agradeço desde já!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.