x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 850

Migrei de MEI para Empresário Individual (ME), e agora?

Carlos

Carlos

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Informática
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 09:16

Olá pessoal,

Sou do estado da Bahia.

Fiz o desenquadramento no site da receita federal, mas surgiram várias dúvidas que gostaria de esclarecer com vocẽs.

Seguem:

1 - Não tenho funcionários e sempre fiz o recolhimento do meu INSS independente, através de GPS paga direto no banco com código 1007. Queria saber se agora (como empresário individual), ainda assim, terei que gerar a GPS via SEFIP e enviar através do conectividade social. Se tiver que fazer, queria saber como fica o meu recolhimento de código 1007, onde pago 20% do minha receita.

2 - Fiz o desenquadramento no final de Janeiro/2015 e por isso a empresa individual passou a vigorar a partir de 01/01/2015. E agora, como faço para cumprimir com as obrigações (atrasadas) da competência Janeiro/2015?

3 - Além do comprovante de desenquadramento, como posso evidenciar que já estou como empresário individual (e não mais como mei) na receita federal?

4 - Queria saber, após a mudança, quais serão os impactos que terei na emissão da nota fiscal (vou precisar atualizar tudo no sefaz municipal?).

5 - Antes eu fazia o carnê leão todo mês, e agora, como faço para usar o controle com pró-labore?


Desde já agradeço a todos.





Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 09:28

Carlos, sugiro que entre em contato com algum contador ou melhor que contrate um.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.