FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 4
acessos 1.030
desconto de imposto sobre nota mei
Joao Marcelo Gomes da Cruz
Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 11:57
bom dia
sou mei, prestei um serviço a uma determinada empresa. tirei a nota do meu talão. Ao fazer o pagamento o cliente que eu prestei o serviço descontou 5% do valor do pagamento ? como se dar esse recolhimento, eu tenho credito desse valor pago, ele tem que me passar o comprovante ?
Como devo proceder...
Evandro Ogeda São Martin
Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 12:02
Joao,
Seu cliente te descontou 5% à título de que? Ele não te informou?
Provavelmente este valor se refere a algum CPOM do município dele, ou informe qual é a sua prestação de serviços.
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 12:14
bom dia
minha empresa é de recife . meu tipo de serviço é sinalização. o endereço do cliente é em são paulo
Evandro Ogeda São Martin
Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 12:33
Joao,
Tudo leva a crer que ele te descontou 5% de ISS referente ao CPOM de São Paulo.
Primeiramente informe à ele que o inciso V do artigo 7º do Decreto 53.151/2012 isenta qualquer retenção de ISS do MEI, salvo os casos específicos.
E informe à ele também que a Resolução 94/2011 do CGSN no inciso V do artigo 27º também o exclui de retenções, salvo se o ISS for devido a outro município (Que não é o seu caso).
Obs. A Prefeitura do município dele pode até cobrar o recolhimento de ISS dele, porém, ele não pode fazer a retenção sua, este "ônus" é responsabilidade de quem contrata, isto no caso em que algumas Prefeituras criam este CPOM.
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 12:47
muito obrigado Evandro !!! Nesse caso o desconto é indevido.