x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 43.339

DAS pago a menor como recolher diferença

Maurilia Lima

Maurilia Lima

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 10:23

Bom Dia, estou com uma dúvida. Uma empresa me enviou as Notas Fiscais do mês de março, escriturei e gerei o DAS a ser recolhido. O DAS foi recolhido, só que esqueceram de me mandar uma NF. E agora como faço para gerar o DAS somente do valor dessa NF que ficou de fora?

Obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 13:19

Boa tarde Maurilia,

Segundo orientações publicadas no Informativo COTEC SN Nº 36/2007 no caso de pagamentos a menor, deve ser gerado DAS Complementar de acordo com os procedimentos abaixo:

Geração do DAS "complementar"

O contribuinte deve retificar as informações prestadas no aplicativo de cálculo pela opção "Retificação".

Na tela final em que aparece a apuração do valor devido, o contribuinte deve abater do valor calculado pelo aplicativo (correto) o valor pago anteriormente (incorreto).

O resultado (saldo, diferença entre o valor devido e o valor pago) deve ser informado ao sistema (o contribuinte altera manualmente o valor calculado pelo sistema pelo valor --- diferença --- que deseja pagar).

Feita a alteração, o contribuinte deve gerar um novo DAS pelo "botão" "Gerar DAS".

Esse DAS --- com o valor da diferença --- deve ser pago até o vencimento.

Observação final

Essa solução somente se aplica para o caso em que o valor pago é inferior ao valor devido.

...

Luis Carlos

Luis Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 17:52


Tenho a seguinte situação:

1-A empresa não pagou no dia o DAS.
2-Foi recalculado o DAS (retificação) para a data 16;
3-Foi reclhio no dia 16.
4-Quando fizemos a Declaração estava tudo ok.

Ontem,

O site do Simples mostrou uma diferença desse mês, sendo q foi recolhido o DAS, na data correta, inclusive no extrato está demonstrado o recolhimento.

O que pode ter acontecido ?


Luciana Zubeldia

Luciana Zubeldia

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sábado | 8 outubro 2011 | 09:53

Bom dia.


Tenho uma dúvida, foi pago o DAS referente há um certo mês em 2010 e somente agora foi visto que o valor pago foi menor do que devia, pois o mesmo foi calculado com a porcentagem de base de cálculo errada conforme o faturamento. Passado +/- 1 ano, é possível fazer a retificação ou o que deve ser ou não feito neste caso?

Desde já Obrigada!

Amanda de Moura Piva

Amanda de Moura Piva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 11:09

Luis Carlos,
O que pode ter acontecido é a acumulação incorreta dos valores apurados devido a alguma retificação de valores anteriores, que gerou a diferença devido a mudança de aliquota.

...
Amanda de Moura Piva

Amanda de Moura Piva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 11:11

Luciana,

é possível fazer a retificação, porém terá que retificar também todos os meses posteriores para a acumulação dos últimos 12 meses e alíquotas ficarem corretas (inclusive de 2011) e a DASN referente ao ano de 2010.

...
Adriana Balabenute

Adriana Balabenute

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 30 abril 2012 | 17:55

Amanda,

Estou com mesmo problema, preciso retificar 1 DAS em 2010 e 3 em 2011.

As que estão corretas como devo retificar se já foram pagos, no campo principal eu 0,00 e peço para emitir a DAS para ver se existe alguma diferença.

Tiveram 2 recolhidas a maior em 2011, tem como compensar este valor agora em 2012.

Existe algum tipo de multa para essas retificação

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.