x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.161

Precisa comprovar a origem dos "Rendimentos Exterior re

Fellipe

Fellipe

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 9 anos Sábado | 14 fevereiro 2015 | 10:24

Sou freelancer e trabalho online para clientes do mundo todo. Recebo meu pagamento num cartão Mastercard pré-pago que uso para efetuar o saque em dinheiro no caixa-eletrônico.

Vou começar a preencher carne-leão e lançar como cod 3001. Minha duvida é se a receita pede a origem destes rendimentos?? (no meu caso fica difícil pois o dinheiro já entra no Brasil através do cartão) ou a receita está mais interessada que eu pague os devidos impostos da grana que ganho?

Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sábado | 14 fevereiro 2015 | 19:58

Boa noite Felipe,

As informações prestadas na DIRPF são cruzadas (inclusive) com as prestadas na DECRED (Declaração de Administradoras de Cartões de Crédito). Nestes termos será bastante você declarar os rendimentos recebidos no ou do Exterior na ficha Rendimentos Recebidos de Pessoas Físicas/Exterior para que a Receita Federal os aceite como verdadeiros.

Por oportuno cabe lembrar que tais rendimentos (se for o caso) estão sujeitos ao pagamento do imposto de renda nos moldes do Carnê-leão.

...

Fellipe

Fellipe

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 9 anos Sábado | 14 fevereiro 2015 | 20:43

Oi Saulo. Muito obrigado pela resposta. Apenas um detalhe: Este cartão pre-pago é de um banco americano, então não tem nenhum dado meu nele, nenhuma informação de cpf por exemplo. Apenas tem o meu nome. O que você acha?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Domingo | 15 fevereiro 2015 | 09:27

Bom dia Felipe

A despeito disto o correto é declarar, principalmente se você adquiriu móveis ou imóveis com este dinheiro, pois irá precisar comprovar a origem do dinheiro que permitiu a aquisição.

..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.