x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.368

Não abrir conta pj para MEI. Receber na conta PF e manter li

Fellipe

Fellipe

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 16 fevereiro 2015 | 18:01

Boa tarde.
Acabei de abrir um MEI e como praticamente 100% da receita será lucro (trabalho online, sem custos) vi que é possível distribuir para minha pf 100% do lucro (ao invés de apenas 32%) se eu mantiver um livro caixa como comprovação.

Não vejo nenhuma necessidade de abrir uma conta bancaria jurídica. Deixando de lado os princípios da contabilidade e sendo mais pratico, penso em usar apenas minha conta PF.

Minha pergunta é: Já que eu vou manter o livro caixa, ele comprovaria que 5mil que entra por mês em minha conta são lucros distribuídos de minha empresa?? - portanto, isentos de IRPF

Obrigado

Fellipe

Fellipe

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 18 fevereiro 2015 | 10:35

Oi Thiago. Obrigado pela resposta!

Me desculpe, mas talvez não soube procurar direito. Li no tópico que você me indicou, que caso eu utilize a conta PF para receber o dinheiro da PJ, sofrerei tributação do valor excedente aos 32% isentos. Mas isso é no caso de usar lucro presumido (32% para serviços), certo?

Mas minha dúvida leva em consideração eu manter uma escrituração em livro caixa para comprovar que (quase) toda a receita é lucro. (E não somente 32%) Desta forma poderei declarar os R$ 5.000,00 (MENOS os custos com o MEI) como isento no IRPF?

Muito obrigado.
Fellipe

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.