x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2.600

acessos 444.215

Liney dos Reis

Liney dos Reis

Iniciante DIVISÃO 2, Bancário(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 17:06

Olá pessoal,

Gostaria de saber o que ocorre se uma multa por atraso na entrega de DCTF não for paga.

Não sou contador, tinha uma empresa individual e a mantive por muitos anos inativa, realizando nesse período eu mesmo as declarações de inativa.

Recentemente (janeiro/17) realizei com sucesso a baixa da mesma em todos os âmbitos, porém resta essa multa de DCTF de janeiro/2016 por atraso na entrega.

Como consta o meu cpf como representante pela empresa, meu nome vai ficar na dívida ativa? Quais as implicações disso?

Agradeço!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 17:19

Liney dos Reis,

Boa tarde. "Teoricamente" esse débito pode ser transferido para o teu CPF. Na "Certidão de Baixa de Inscrição no CNPJ", que emites no site da RFB, consta:
"A baixa da inscrição não implica em atestado de inexistência de débitos tributários do contribuinte e não exime a responsabilidade tributária dos seus titulares, sócios e administradores de débitos porventura existentes."

De tempos em tempos, podes emitir uma "certidão negativa de débitos de tributos federais", também no site, para o teu CPF, a fim de verificar se estão cobrando alguma coisa ...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Domingo | 5 março 2017 | 12:15

Alyne Hosken Caldeira,

Boa tarde!

A DCTF de que falei é de uma empresa ATIVA mas, sem débitos a declarar.

____________________________________________________________________

Márcio Padilha Mello,

Boa tarde!

Em sua mensagem "Postada:Sexta-Feira, 3 de março de 2017 às 08:43:25, você disse:

Baseado nela que meu entendimento era pela não entrega da DCTF da competência janeiro para as empresas "sem débitos"