Dan
Iniciante DIVISÃO 1, Produtor(a) Existe hoje no Brasil uma confusão em relação ao pagamento de impostos sobre transferencia de recursos via lei de incentivo. Gostaria de saber se vocês tem a resposta para esta situação. A pergunta está no final da explicação.
Exemplo:
Existem 3 formas de conseguir realizar um projeto cultural:
- Lei FEDERAL / usa parte do Imposto de Renda para investimento
- Lei ESTADUAL / usa parte do ICMS para investimento
- Lei MUNICIPAL / usa parte do ISS arrecadado para investimento.
Como funciona:
- Eu (pessoa juridica) tenho um projeto cultural (um Show aberto ao público, por exemplo).
- Apresento para a Lei de Incentivo o meu projeto.
- A comissão da Lei avalia meu projeto e aprova.
- Com a aprovação posso captar o valor do meu projeto. Exemplo: 60 mil reais.
(Seguirei usando a Lei Municipal/ISS como exemplo)
- Encontro uma empresa (vou chama-la de HOSPITAL) de serviços que contribui com um valor significativo de ISS por mês para a prefeitura. Vamos supor que ela contribua com 100 mil de ISS por mês.
- HOSPITAL quer participar/colaborar com meu projeto. Seguindo as regras a Lei Municipal, ela pode contribuir com 20% do ISS dela para projetos de lei de incentivo cultural. Logo ela pode contribuir com 20 mil reais mensais (Já que ela contribui com 100 mil mensais). Durante 3 meses ela vai depositar em conta bancaria (criada pela Lei de Incentivo Municipal, no nome da minha empresa pessoa jurídica), o valor mensal de 20 mil. Ao final de 3 meses terei os 60 mil do meu projeto e poderei realizar meu Show.
Ao final do show, tenho que prestar contas!
Vou criar uma planilha ficticia:
10 mil de som (a empresa de som emitiu a nota fiscal)
10 mil de luz (a empresa de luz emitiu a nota fiscal)
20 mil de cache (a banda emitiu nota fiscal)
10 mil de passagens aéreas (a empresa aérea emitiu a nota fiscal)
10 mil de gerenciamento de projeto (minha empresa emite nota dizendo que recebeu esse valor para gerenciar o projeto)
Tenho 5 notas fiscais, totalizando 60 mil reais, o valor do projeto!
Agora vamos ao problema:
GRUPO 1: Um grupo de pessoas diz que minha empresa deve declarar no Imposto de Renda, na parte não tributável, os R$ 60 mil recebidos via lei de incentivo.
GRUPO 2: O outro grupo de pessoas diz que minha empresa deve declarar no Imposto de Renda o recebimento dos R$ 60 mil reais, emitir uma Guia de Recolhimento e pagar o Imposto de Renda.
E agora? Eu entendo que não preciso pagar o imposto de renda, pois sou apenas um gerenciador da verba do projeto. Tanto que eu já pago imposto (emito nota) para a parte que eu recebo no exemplo acima, R$ 10 mil reais.
Esse é um dos maiores mistérios da Lei de Incentivo...