x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1.726

acessos 215.824

IRPF 2015 - Ano Calendário 2014

Contabilidade Hohl Ltda

Contabilidade Hohl Ltda

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 08:43

Bom dia

Estou com um cliente que fez a doação dos seus bens aos filhos, recolheu ITCMD.
Porém essa doação aos filhos foi feita em valores superiores dos bens declarados em sua declaração de IR.
A minha duvida é sobre esses valores, como foi feito a doação em valores superiores, sobre esses teria o recolhimento de IR?

Grata pela atenção!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 09:06

Roberta Fagundes

Seguindo as informações prestadas por você, os cálculos estão corretos.

O limite de isenção para maiores de 65 anos para 2015, é de R$ 1.787,77 por mês (* 12) e R$ 1.787,77 para o 13º salário, independentemente do número de fontes pagadoras. Por isso, quando os rendimentos mensais e a parcela do 13º excedem este limite, o total de rendimentos isentos equivale a R$ 23.241,01, sendo 12 meses para os rendimentos mensais e 1 mês para o 13º salário.

Qualquer dúvida, continuamos à disposição.


João

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 09:14

Venelanda Dumke, bom dia.


Se houve a doação de bens móveis e imóveis, com valores superiores aos constantes na ficha de bens e direitos da declaração de ajuste anual do doador, o ganho de capital deveria ser apurado à época do evento, recolhendo-se, se devido, o respectivo imposto, cujo vencimento é no último dia útil do mês seguinte ao da doação.

Instale o programa Ganho de Capital do ano-calendário respectivo e apure o resultado das operações.


Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Att.

João

Magno Júnior Caraça Campos

Magno Júnior Caraça Campos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 09:52

Bom dia Caros Amigos!
Estou com a seguinte situação:
Estou fazendo a declaração de imposto de renda de um cliente, porém é a primeira vez que ele faz comigo.
Sendo assim, analisei a declaração de IRPF de 2014 dele, e agora com os informes de rendimentos financeiros vi que o contador
anterior esqueceu de lançar um saldo de "Títulos de capitalização" de 480,00 referente à 31/12/2013, e no final de 2014 o saldo ficou em 2.349,52.
Dessa forma, o que vocês me orientam a fazer:
1º retificar a declaração referente ao ano passado,
ou
2º lançar o saldo de 2013 como zero e apenas o de 2014 lançar o valor de 2.349,52 e manter os lançamentos corretos daqui em diante

Sei que o correto seria a primeira opção, mas já vi alguns amigos fazer da segunda forma e não ter problemas.

Fico no aguardo, grande abraço!

Magno Campos

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 10:05

Jeson Xavier Rodrigues,
O contribuinte deve preencher o demonstrativo da Atividade Rural , caso se enquadre em qualquer das condições abaixo. Verifique o primeiro item ...

- apurou resultado positivo da atividade rural em 2014, em qualquer montante, e está obrigado a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do exercício de 2015, ano calendário de 2014;
- o total da sua participação nas receitas brutas das unidades rurais exploradas individualmente, em parceria rural ou em condomínio, em 2014, foi superior a R$ 134.082,75, caso tenha exclusivamente receitas de atividade rural;
- pretenda compensar, no ano-calendário de 2014 ou posteriores, resultado negativo (prejuízo) de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2014.

Thiago Ramos de Souza

Thiago Ramos de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 10:17

Djoni Filho, sim tenho certeza até já entrei no ECAC, o Recibo mostra tudo zerado, o app da receita mostra
Sua Declaração já foi processada
Resultado encontrado: Saldo Inexistente de imposto a pagar ou a restituir.

Arcebi Marquezani

Arcebi Marquezani

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 11:41

Pessoal, bom dia!
Estou com uma declaração de um amigo, onde o mesmo se tornou sócio de uma empresa ME ( era do irmão), onde ele não desembolsou nenhum dinheiro e também não recebeu nenhum dinheiro. Como lançar na declaração?
Obrigado

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 13:27

Thiago Ramos de Souza, entre na declaração, no programa, procure no menu à esquerda "Resumo da Declaração" e clique em "Cálculo do Imposto". O que aparecer é o resultado final ...


Magno Júnior Caraça Campos, informe o saldo existente em 31/12/2013 na declaração que estás fazendo, pois aí a declaração deste ano (2015/2014) ficará correta. Se deixar zerado, as duas declarações ficarão erradas.
O que a Receita Federal determina é retificar as declarações de bens e direitos enviadas com erro ...

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 13:44

Não é em "Opção pela Tributação", Thiago, é mais "para cima", onde diz "Resumo da Declaração", é o 6º item em azul, do Menu.

Thiago Ramos de Souza

Thiago Ramos de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 13:57

Obrigado Marcio no fim da tarde eu te respondo então, pois a declaração esta em casa aqui só estou com alguns prints, mas vou verificar e te falo, o que posso afirmar é que quando imprimo a declaração aparece valor retido na fonte, imposto devido e restituição 199,96.

CYRO ROBERTO MENDES DA SILVA JUNIOR

Cyro Roberto Mendes da Silva Junior

Iniciante DIVISÃO 3
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 15:01

Olá, Boa Tarde.
Quero uma ajuda, meu pai vai fazer a declaração pessoa fisica 2015 dele, e ele quer me colocar como dependente, pois moro com ele e faço faculdade, tenho apenas 22 anos ( completarei 23 em junho desse ano) e já trabalho, ganho um salario minimo, tenho carteira assinada e estou cursando a faculdade
Queria saber se ele pode me colocar como dependente no seu imposto de renda mesmo eu trabalhando?
pois depende da declaração pessoa fisica desse ano para ele me incluir como dependente do seu plano de saude.

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 15:16

Boa tarde

Cyro

Seu pai pode sim te colocar como dependente até você terminar a faculdade.

Segue abaixo um trecho do Perguntão IRPF 2015:

O filho(a) ou enteado(a) cursando escola de ensino médio pode ser considerado(a) dependente até os 21 anos. Já aquele(a) que esteja cursando escola técnica de segundo grau pode ser considerado(a) dependente até os 24 anos.


Fonte: www.receita.fazenda.gov.br

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Selma Maria

Selma Maria

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 15:24

Nesse caso Vando, é melhor o pai declarar também os rendimentos dela, por menor que seja faz diferença no calculo do imposto, e como ela é registrada, a receita pode pegar.

Nilton

Nilton

Bronze DIVISÃO 5
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 21:21

Boa noite, não tenho experiência com IRPF, gostaria de saber o que significa essa pendência no CPF no portal Ecac:


Declaração: IRPF
Exercícios Ausentes: 2013
Motivo: Rendimentos tributáveis acima do limite legal


Grato

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 21:31

Nilton, significa que no ano de 2012 ele recebeu rendimentos acima do limite de isenção, portanto estava obrigado a apresentar a declaração em 2013.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 23:09

Thiago Ramos, boa noite. Esses mesmos dados obrigatoriamente constam do recibo de entrega. Quanto ao processamento da Receita Federal, normalmente o resultado é "sua declaração está na base de dados ...", quando há imposto a restituir. No mês em que a restituição fizer parte do lote de pagamento, aí o resultado da consulta mostra o banco/data ...

Thiago Ramos de Souza

Thiago Ramos de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 23:19

Boa noite Marcio, então eu também acreditava que sim, mas meu recibo mostra
Total de rendimentos tributáveis
23022,65
imposto devido
0,00
a restituir
0,00
saldo
0,00
imposto a pagar ganho de capital
0.00

Nesse caso o que posso fazer para solicitar a correção ou para que percebam o erro, retificação?

Página 21 de 60

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.