x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 14

acessos 6.756

Melhor tipo de tributação para postos de combustível

Tárcio Benjamim

Tárcio Benjamim

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 17:12

Boa tarde a todos.
Estou trabalhando recentemente com um Posto de combustível.
Gostaria de que se alguém puder me informar qual dos dois sistema de tributação seria melhor para enquadrar num posto de combustível, se é o lucro presumido ou o lucro real. Se puder me mandar as obrigações principais e acessórias de cada um deles, as alíquotas a serem pagas de cada um em cima do posto de combustível. Gostaria de pedir o máximo de informações possíveis sobre os dois sistemas de tributação aplicado em um posto de combustíveis.
Desde já muito obrigado!!!
Meu E- mail: @Oculto

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 17:40

Tárcio Benjamim, tem um tópico, um pouco antigo mais ainda de grande valia, dê uma lida, acredito que vai ajudar nos esclarecimentos de suas dúvidas.

Para acessá-lo, clique aqui

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Tárcio Benjamim

Tárcio Benjamim

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 17:41

Esse é o CNAE
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
47.31-8-00 - Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores


Poderia me dizer quais as obrigações acessórias

E porque o Lucro Real é o mais vantajoso...

Desde já muito obrigado!!!

LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 9 anos Sexta-Feira | 6 março 2015 | 08:47

Tercio segue Lucro Real lembrando que esta atividade pode ser simples nacional ok

Regimes Tributários - Pessoa Jurídica


CNAE: 4731-8/00
Descrição: Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
A Atividade Compreende (também):
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores realizado em postos de combustíveis
- Venda de gás natural para veículos automotores GNV
- Venda a varejo de combustíveis para barcos de pequeno porte
- Comércio varejista de álcool carburante para veículos automotores
- Para atividade de revenda, para consumo, de combustível derivado de petróleo, álcool etílico carburante e gás natural


Simples NacionalLucro PresumidoLucro Real - TrimestralLucro Real - Estimativa Mensal
TRIBUTOS FEDERAIS

Condição do Lucro Real - Trimestral
Poderá ser optante pelo Lucro Real, mesmo que não se encaixe em nenhuma hipótese de obrigatoriedade ao Lucro Real (Lei nº 9.718/1998, art.14)

Alíquota IRPJ Código de DARF IRPJ Fundamento Legal IRPJ
15% - 3373- pessoas jurídicas não obrigadas, mas optante
- Obrigada (1599- Entidades financeiras e 0220- Demais empresas ) Lei nº 9.249/1995, art.3º.
Adicional de IRPJ
Adicional de IRPJ alíquota de 10%, sobre parcela do lucro real que excede o valor resultante da multiplicação de R$ 20.000,00 pelo número de meses do período de apuração (Lei nº 9.249/1995, art. 3º).

Alíquota CSLL Código de DARF CSLL Fundamento Legal CSLL
9% 2030- Entidades financeiras e 6012- Demais pessoas jurídicas Lei nº 7.689/1988, art. 3º.

PIS/ COFINS
A tributação do PIS/Pasep e da COFINS ocorrerá mediante a aplicação das alíquotas sobre as receitas auferidas dos produtos vendidos, devendo verificar se o produto possui algum tratamento diferenciado perante a legislação. Depois de verificado que o Produto por NCM não possui tratamento diferenciado, aplicar-se-á as alíquotas gerais:
Alíquota PIS Código de DARF PIS Alíquota COFINS Código de DARF COFINS Fundamento Legal PIS/COFINS
- - - - Lei nº 9.718/1998, art.5º,§1º e MP nº 2.158-35/2001, art.42.


TRABALHISTA / PREVIDENCIÁRIO

Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores

FPAS RAT
515 3%
Base Legal Base Legal
Instrução Normativa RFB nº 971, Anexo II, alterada pela IN/RFB nº 1.238/2012 Art. 22, II da Lei nº 8.212/91

Contribuição Patronal Base Legal
20% Art. 22, I e III da Lei nº 8.212/91

Contribuição devida para Outras Entidades e Fundos (Terceiros) Código para Outras Entidades e Fundos (Terceiros)
5.80% 0115
Base Legal
Art. 109 da IN/RFB nº 971/2009


Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores

FPAS RAT
515 3%
Base Legal Base Legal
Instrução Normativa RFB nº 971, Anexo II, alterada pela IN/RFB nº 1.238/2012 Art. 22, II da Lei nº 8.212/91

Contribuição Patronal Base Legal
20% Art. 22, I e III da Lei nº 8.212/91

Contribuição devida para Outras Entidades e Fundos (Terceiros) Código para Outras Entidades e Fundos (Terceiros)
5.80% 0115
Base Legal
Art. 109 da IN/RFB nº 971/2009

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 7 março 2015 | 09:58

Bom dia a todos!


Aos que afirmam que Posto de Gasolina a melhor opção de tributação é o Lucro Real eu pergunto:
Baseado em que vocês afirmam isto??
Já fizeram um estudo tributário sobre a questão ou apenas estão baseando no que ouviram dizer??

Pergunto isto porque, eu sempre ouvi dizerem que a melhor opção era o Lucro Real mas, ao analisar a questão, conforme tópico indicado pelo nosso colega Andrei Fernandes da Costa, em sua mensagem "Postada:Quinta-Feira, 5 de março de 2015 às 17:40:49", a melhor opção é o Lucro Presumido.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 9 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 09:16

Wilson,bom dia dependendo do posto pode ser que seja o Lucro Real sim,no entanto o intuito do Tarcio era entender como funcionaria no Lucro Real e enviei o embasamento legal aqui sugestionamos a palavra final como orientando pelo outro colega deve ser o proprio executor

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 12:13

Luciano Fayer Bastos,

Bom dia!

Em sua mensagem "Postada:Quinta-Feira, 5 de março de 2015 às 17:31:43" você simplesmente afirma "o Lucro Real e mais vantajoso".

Depois, em sua mensagem "Postada:Sexta-Feira, 6 de março de 2015 às 08:47:02" você simplesmente copia e cola uma matéria de algum informativo (sem citar a fonte) explicando sobre a tributação do Lucro Real mas, em nenhum momento faz um comparativo Lucro Real X Lucro Presumido para basear a sua informação inicial de que "o Lucro Real e mais vantajoso".

Por este motivo volto a questionar:
Baseado em que vocês (Luciano e Geovana) afirmam que o Lucro Real é mais vantajoso??

Gostaria que apresentassem um estudo tributário para embasar esta afirmação pois, até onde eu pesquisei sobre o assunto, o Lucro Presumido é mais vantajoso.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 9 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 13:38

Wilson mais uma vez a Fonte e a ECONET e segundo ele queria uma informação nem eu nem a colega dissemos faça o LUCRO REAL esta escrito opte pelo Lucro Real?Lembro ser Moderador não e ser DEUS ok e anda acontecendo muito isto aqui no site acho que o intuito do site esta perdendo sua essencia que´´e ajudar e não repreender

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 13:50

A todos!

Já fiz um posto no lucro real, era vantajoso, porém a proprietária era fera em tributação, tinha um grande conhecimento, com isso tinha um controle além do normal (do que costumamos ver no cotidiano) de despesas tributadas, estoque, um programa pra lá de eficiente.

Ela fazia um trabalho mensal de cálculo de imposto, ela tinha nas mãos tudo.

Assim, o cliente trabalhava em conjunto com o escritório, o seu lucro era muito baixo, por isso compensava.

Mais, se a mesma não tiver esse controle tão detalhado, esqueça a melhor forma a fazer é o lucro presumido.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 9 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 13:52

Oi Andrei passei por uma situação semelhante a sua e realmente vantajoso o que estou querendo informar e que em momento algum falei faça pelo REAL do tipo assino embaixo tenho visto diversas reclamações sobre moderadores e as vezes e uma pegação no pé desnecessaria

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 15:36

Luciano Fayer Bastos,

Wilson mais uma vez a Fonte e a ECONET

Em sua mensagem "Postada:Sexta-Feira, 6 de março de 2015 às 08:47:02" você não citou, em nenhum momento, a fonte. Simplesmente copiou e colou.
Informou a fonte somente agora, em sua mensagem "Postada:Segunda-Feira, 9 de março de 2015 às 13:38:20".
De acordo com as Regras do Fórum, esta prática não é permitida (Regra nº 3).

segundo ele queria uma informação nem eu nem a colega dissemos faça o LUCRO REAL esta escrito opte pelo Lucro Real?

Não "ponha palavras na boca de ninguém" (ou seria "não ponha dedos nas teclas de ninguém"..rrrrssss)
Em nenhum momento eu disse que vocês estavam orientando o nosso coelga Tárcio Benjamim a escolher o regime de tributação pelo Lucro Real.

O meu questionamento foi e ainda é, qual o embasamento que vocês (Luciano e Geovana) afirmam que o Lucro Real é mais vantajoso??
Até agora você não me respondeu ainda e, está preocupado apenas em criticar minha mensagem, fugindo do conteúdo deste tópico.

Eu fiz o meu questionamento porque, conforme o MEU embasamento (postei um rápido estudo tributário neste tópico), a opção pelo Lucro Presumido era melhor.

Quando vi que você e a Geovana estavam afirmado que o Lucro Real era a melhor OPÇÃO de tributação, fiquei muito curioso para entender o porque disto mas, vocês simplesmente disseram ser a melhor opção e não apresentaram nada de concreto.

Veja que, no outro tópico em que eu fiz o meu estudo, eu conversei "com um gerente de um posto de gasolina, obtive a informação que o lucro real de um posto de gasolina é mais ou menos uns 6%" e, no caso, a opção pelo Lucro Real não era vantajoso.
Imaginei eu que você ou a colega Geovana tinham algo novo para apresentar, justificando que a opção pelo Lucro Real seria melhor, mas vejo que não é o caso.


Agora, veja você que o nosso amigo Andrei foi mais claro na sua postagem. Ele nos informou que, no caso do cliente dele, "o seu lucro era muito baixo, por isso compensava" e, concordou comigo ao finalizar dizendo que, "se a mesma não tiver esse controle tão detalhado, esqueça a melhor forma a fazer é o lucro presumido".


RESUMINDO: O foco de minhas mensagens é: Jamais podemos simplesmente afirmar que um regime de tributação é melhhor do que o outro sem no mínimo, apresentar nossas justificativas.
Somente um estudo tributário é que poderá determinar qual regime de tributação é melhor e, mesmo assim, um regime de tributação pode ser melhor para a empresa A e pior para a empresa B, mesmo as duas exercendo a mesma atividade comercial.


Lembro ser Moderador não e ser DEUS ok e anda acontecendo muito isto aqui no site acho que o intuito do site esta perdendo sua essencia que´´e ajudar e não repreender

Realmente nós moderadores estamos "perdendo" o nosso tempo tendo que corrigir as atitutes erradas dos usuários. E fique sabendo, isto não é nada prazeroso para nós.
Se todos os usuários cumprissem com as determinações constantes nas Regras do Fórum, nós da moderação poderíamos dedicar nosso tempo ajudando aos colegas em suas dúvidas e, aprendendo mais ainda sobre assuntos diversos da nossa profissão.

O Fórum Contábeis é hoje uma referência nacional na contabilidade e, o motivo disto é a grande qualidade que nossos colegas desempenham em suas respostas.
Não podemos (e não vamos) deixar que usuários cabem com a nossa credibilidade com respostas sem embasamentos e que levem o consulente ao erro.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 9 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 15:45

Wilson realmente virou pista mesmo o site esta uma palhaçada todo mundo querendo ter a chancela de moderador ,quanto ao Lucro Real eu acho que você deveria colocar seu estudo a disposição de todos e não ficar querendo chamar a atenção de todos.E caso você não saiba o nosso colega Andrei assim como eu ja tivemos a experiencia de trabalhar mesmo com um posto de gasolina e não conversar com o gerente do posto enfim.. que seja se e por causa da regras deveria ser criada uma tambem com quesito de moderação de vocês e respeito para conosco

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.