x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.407

Declaração de Bens e DIretitos na DIRPF 2015

MARCOS VINICIUS DE MORAIS GEIGER

Marcos Vinicius de Morais Geiger

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 00:48

Olá pessoa boa noite!

Tenho uma dúvida em relação a uma situação na minha declaração de Imposto de Renda PF 2015.

Em 2010 financiei um veiculo semi novo, dando uma entrada e parcelando em 60x, quando foi 2011 fiz minha declaração do imposto de renda e informei esse veiculo na ficha de BENS E DIREITOS, porém o valor que informei foi o valor de mercado (por exemplo o veiculo na época pela tabela FIPE custava 25.000,00), e o Financiamento informei na ficha de Dividas e Ônus o valor total do financiamento, e todo ano que eu declaro o imposto de renda eu atualizo o valor do Bens e Direitos de acordo com a Tabela FIPE e na ficha DIVIDA E ÔNUS eu vou deduzindo os valores pagos do financiamento.
Porém fui informado por um contador que não esta correta a forma que declarei esse Bem, onde eu devia somente ter informado os valores pagos referente ao financiamento na ficha BENS e DIREITOS até que fosse quitado, e que não tinha necessidade de informar nada na ficha de DIVIDAS E ÔNUS. Quitei esse veiculo ano passado em 2014.

Minha dúvida é se realmente estava declarando o bem de forma incorreta e se caso sim, como devo fazer, terei que retificar todos esse anos por causa dessa informação

Anderson Martins de Melo

Anderson Martins de Melo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 07:57

Seu contador está corretíssimo, a melhor maneira de corrigir é retificando, pelo menos, as últimas 5 declarações.

“Certa vez, foi solicitado a Albert Einstein que dissesse qual era a definição de luz. O que é a luz? Einstein, então, em um de seus famosos momentos de inspiração, respondeu: - A luz é a sombra de Deus...”
Franciele

Franciele

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 08:13

Bom dia

Vocês estava informando errado sim.
Porém, se você retificar os últimos cinco anos agora, deve estar ciente de que a RFB terá mais cinco anos pra frente da data da retificação para colocar na malha fina.

Como se trata de informação que não influenciará no calculo do imposto, eu não mexeria.

Franciele
Anderson Martins de Melo

Anderson Martins de Melo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 08:28

Creio que a malha fina não "pegaria" este tipo de correção, exceto se você tivesse ganho de capital neste período.
Particularmente prefiro estar correto perante a RFB para uma futura fiscalização, até mesmo porque os valores declarados como dívida não batem com o aumento do bem.

“Certa vez, foi solicitado a Albert Einstein que dissesse qual era a definição de luz. O que é a luz? Einstein, então, em um de seus famosos momentos de inspiração, respondeu: - A luz é a sombra de Deus...”

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.