x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 506

Provisão de lucros a pagar, como lançar na DIRPF?

Marcella Magalhaes Maia

Marcella Magalhaes Maia

Iniciante DIVISÃO 5, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:18

Prezados,

Me surgiu a seguinte dúvida no momento da elaboração da DIRPF de um dos sócios da empresa: A sociedade deliberou os resultados do ano de 2014, provisionando o saldo das reservas de lucros para a conta de Lucros a pagar (passivo da sociedade), logo, deveria informar o que é de direito desses lucros do sócio na ficha de bens e direitos, correto? Porém, minha dúvida é se devo informar também esse valor na ficha de rendimentos isentos, pois, caso eu não informe, haverá uma evolução negativa patrimonial na DIRPF do sócio, visto que ele irá aumentar os bens e direitos, porém, não terá lastro (rendimento) para efetuar tal "aquisição".

Gostaria se saber qual o procedimento correto neste caso, deixar a evolução patrimonial negativa (aumento dos bens e direitos maior do que, o somatório da redução das dívidas com os rendimentos tributáveis e os isentos) não informando o que foi provisionado em rendimentos isentos, somente informando em bens e direitos, ou se devo informar nos dois campos, em rendimentos isentos e em bens e direitos.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:55

Marcella Magalhaes Maia

Bom dia, já um tópico relacionado sobre isso:
www.contabeis.com.br


Antes de postar sua dúvida consultar se há tópicos relacionados.
Seguir as regras é importante para o bom conteúdo do site.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.