x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.486

Declarar automovel que não me pertence mais

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 07:49

Bom dia a todos. Agradeço desde já a orientação.

1) Um cliente - possui um seu nome um carro Gol - Acontece que este carro já foi vendido a anos para outra pessoa (mas não transferiram o documento) .... Ele deverá continuar declarando o carro em seu nome?

Entendo que não - Pois existe o contrato de compra e venda ...

2) Pessoa Física compra um automóvel para alguém da família (quem deve declarar o IR? A pessoa cujo bem está em seu nome? A pessoa que está de fato pagando o automóvel?)

O que me auxiliam os colegas?

Att.

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 08:03

Bom dia Carina!
Em primeiro lugar, gosto muito de Mairiporã (muito por causa da represa), pois sou natural de Caieiras.... mas isso não tem nada a ver com seu questionamento... rsrsrs

1 - Mesmo que não transferiram o automóvel para o comprador ( o que pode futuramente prejudicar muito o vendedor, no caso de um acidente com vítimas fatais, o veículo ser utilizado em assaltos, sequestros, etc...).. ele não deve mais declarar o mesmo.. Na declaração ele tem que dizer que o veículo foi vendido para fulano, cpf.xxxx.. pelo valor de yyyyy.. ok?

2 - O veículo tem que ser declarado no nome de quem está o recibo, não importando quem está pagando, o que é errado..mas o que vale é a responsabilidade para todos os fins (multas, impostos, etc) que vem no nome do proprietário que está no DUT.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 08:18

Já temos no Fórum Contábeis um tópico fixado na sala de Legislação Federal destinado exclusivamente para assuntos da DIRPF/2015.

Todas as dúvidas deverão ser concentradas neste tópico.

Clique aqui e confira.

Lembre-se, de acordo com as Regras do Fórum, sempre devemos pesquisar antes de postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.