x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 6.161

PERDCOMP - Restituição - Preenchimento

Janes Roberto da Costa

Janes Roberto da Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Chefe Informátca
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 19:36

Olá Pessoal,
Sou novo no fórum e cheguei a ele pelo Google.

Estou com uma dúvida referente ao preenchimento de valores de Créditos no pedido de restituição do PERDCOMP. Não consegui encontrar nenhuma resposta no Google.

Bem, no ano passado (2014) Fiz minha declaração de Imposto de Renda - Pessoa Física e tive que pagar R$ 12.012,63 (com multa e juros saiu por R$ 13.095,91). Uma diferença de

Acontece que neste ano foi constado um erro em um informe de rendimentos da uma das fontes pagadoras, com a diferença de quase R$ 7000,00. Fiz a retificação do IRPF 2014 e o novo valor a ser pago é de R$ 7765,30.

Procurei a Receita Federal e me orientaram a solicitar uma Restituição pelo PERDCOMP.

Preenchi o formulário, lancei as 8 cotas na seção DARF.

Acontece que estou em dúvida em como preencher os campos de Crédito dele: Valor Original do Crédito Inicial e Crédito Original na Data de Transmissão.

Assim os valores totais são:
Valor declarado em 2014 - R$ 12.012,63
Valor de cada Cota: R$ 1.501,57
Valor Pago em 8 Cotas em 2014 - R$ 13.095,91 (incluindo Multa + Juros)
Valor Retificado em 2015 - R$ 7.765,30.
Valor de cada Cota: R$ 970,66
Diferença do valor DECLARADO em 2014 - R$ 4.247,33
Diferença do valor PAGO em 2014 - R$ 5.330,61 (incluindo Multa + Juros)

Pergunto:
1) Posso incluir as 8 cotas da DARF ou preciso fazer um pedido de retificação para cada DARF?
2) Que valor incluir no campo "Valor Original do Crédito Inicial"
3) Que valor incluir no campo "Crédito Original na Data de Transmissão"

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sábado | 14 março 2015 | 19:39

Boa noite Janes,

Na mesma ordem aposta por você:

1 - Um Per/Dcomp para cada crédito (DARF)

2 - Valor pago

3 - Valor pago já corrigido

Para saber mais acerca do assunto faça o curso EAD (Ensino A Distância) do Per/Dcomp

...

Janes Roberto da Costa

Janes Roberto da Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Chefe Informátca
há 9 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 11:40

Olá Saulo Heusi, Obrigado pela resposta.
Vamos lá outra vez...

1) Sobre a questão do lançamento das DARFs, se preciso fazer um pedido para cada DARF (total de 8 pedidos), porque o sistema me permite lançar os 8 DARFS? Há situações em que é preciso informar todas as DARFs?

2) No caso do valor pago, devo incluir os juros e multas paga naquele DARF?

3) E sobre o valor já corrigido, qual o cálculo para saber o quanto o valor corrigido hoje? Como consigo chegar a este valor?

Um exemplo da 1ª Cota:

Período de Apuração: 31/12/2013
Cód. Receita: 0211
Data Vencimento: 30/04/2014
Data Arrecadação: 18/07/2014
Valor Principal: R$ 1501,57
Multa: R$ 300,31
Juros: R$ 40,39
Valor Total da DARF: R$ 1842,27

GEOVANA PAGANINI GAVA

Geovana Paganini Gava

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 13:10

Janes Roberto da Costa,

Minha dúvida é idêntica a sua. Só que no meu caso o contribuinte está pedindo a restituição das cotas 0211 por motivo de moléstia grave. Fui ate a Receita Federal e o fiscal que me atendeu disse não entender muito de perdcomp, mas garantiu ser um perdcomp por darf como o Saulo explicou. A dúvida que ficou foi:

1) No caso do valor pago, devo incluir os juros e multas paga naquele DARF?

2) E sobre o valor já corrigido, qual o cálculo para saber o quanto o valor corrigido hoje? Como consigo chegar a este valor?

Se conseguiu sanar suas dúvidas, divida comigo por gentileza. Obrigada!

Ótima explicação do Saulo Heusi sempre ajudando muito.

"Qualquer atividade torna-se criativa e prazerosa quando quem a pratica se interessa por fazê-la bem feita, ou até melhor".
Janes Roberto da Costa

Janes Roberto da Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Chefe Informátca
há 9 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 13:50

Olá Geovana,
Como não ouve uma resposta do grupo, acabei consultando um outro contador.
Fui orientado a fazer um PERDCOMP por cota.
Fiz a declaração de IR corrigida e mandei gerar as 8 cotas.
Subtraí o valor de cada cota paga pela valor da nova cota gerada (Ex: 1800 - 980)
Como as multas são geradas em cima do valor da cota antiga, acredito que eles corrigirão isso e aplicarão a taxa Selic do período, pois é difícil para uma pessoa chegar a estes resultados. Agora é esperar... 5 anos.. 10 anos.. sei lá! Rsrrssr!
Espero que consiga sanar suas dúvidas!

GEOVANA PAGANINI GAVA

Geovana Paganini Gava

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 15:27

Janes Roberto da Costa,

Obrigada! Vou terminar de preencher os meus aqui e como você disse esperar sabe-se lá quanto tempo... rs..rs..

"Qualquer atividade torna-se criativa e prazerosa quando quem a pratica se interessa por fazê-la bem feita, ou até melhor".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.