x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 908

Dúvidas - Mudanças de Regimes de Lucro presumido V&S Rea

HEBER BRUM

Heber Brum

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 20:29

Caros Colegas,
Boa Noite!


Gostaria de um apoio dos colegas que entendem sobre o assunto e também, dos profissionais da área fiscal principalmente.
Para que todos entendam , segue breve relato da empresa.


Tenho uma empresa no seguimento em TECNOLOGIA Predial e Industrial, e seu regime tributário atual é lucro presumido desde 2012.
Esta empresa subiu de forma gradativa. Já foi optante pelo simples no passado, mas ultrapassou seu limite e desde então é optante pelo lucro presumido.

Continua no regime por algumas vantagens, mas existem muitas dúvidas com relação a área fiscal e uma grande possibilidade de neste ano ir para o Real.

Abaixo segue os CNAES da mesma.

CNAE preponderante: 43.21-5-00 (Instalação e manutenção elétrica)
CNAE secundários: Dentre outras no seguimento de prestação de serviços como: 80.20-0-01, 95.11-8-00 e 95.21-5-00.
Como também no seguimento comercial como: 46.52-4-00 ( Comercio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação, e 46.63-0-00 - Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial; partes e peças.


Poderiam validar as informações abaixo?

1 - Tributação atual - (Serviços)

Tributos, Impostos mensais e Trimestrais

ISS: 5,00(RJ)

PIS: 0,65%

COFINS: 3,00%

IRPJ: 4,80 (15% x 32%) e quando passa de 187k (MIL) tem adicional 10%. (25%x32%) = 8% de adicional sobre o excedente.

CSLL: 2,88 (Atualmente é presumido em 32% x 9%)
***********MAS EXISTE UMA DÚVIDAS SOBRE A ALÍQUOTA DE PRESUNÇÃO DE CSLL

( De acordo com a consulta de CNAES e as suas legislações pertinentes sustentada pela Lei. nº 9249/1995, Art. 20 e L
ei nº 9430/1996 Art. 28, dispõe sobre algumas diferença que não estão bem definidas pra mim, como presumir em 12% ou em 32%, o que influenciaria na alíquota final).

Podem me ajudar a esclarecer a CSLL para esse CNAE específico colegas???????????

CPP: (Desoneração) 2% S/FAT


2 - Tributação atual - ( Vendas)

PIS: 0,65%

COFINS: 3,00%

IRPJ: 1,20% (8%x15%) e quando passa de 750k(MIL) tem adicional 10%.. (25%x8%) = 2% de adicional sobre o excedente.

CSLL: 1,08%

ICMS: 18% (-) os créditos = Imposto a Pagar +1% FECP

CPP: (Desoneração) 2% S/FAT

***Essas alíquotas acima são fiscais, fora a outra parte de alíquotas complementares sobre pessoal, apenas citei essas pois preciso validar principalmente a alíquota de CSLL e o Adicional de 10%

*********** Estou precisando também passar informações da precificação na parte tributária. Devo informar as alíquotas acima?
__________________________________________________________

Continuando....
Esta mesma empresa quer até 31/03 mudar seu regime para o REAL..
Ainda estamos elaborando o estudo de viabilidade ( Tributário) se realmente vale apena.
Mas a mesma sofrerá algumas alterações de CNAE para engenharia. Por isso ainda não tenho confirmação.

Sobre a opção para o lucro real até 31/03.

Posso?
Como proceder?
Prazos?
Fundamentações?



Pessoal desculpe o tamanho das dúvidas e o volume de assunto na mesma pergunta, mas preciso de um apoio, e como está muito corrido gostaria de dividir esta dúvida na esperança de sana-la com os colegas.

Mesmo não obtendo respostas,
Agradecido!

Heber Brum
Estudante

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.