x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 2.344

MEI inativa desde sua abertura

Luigi Santini

Luigi Santini

Iniciante DIVISÃO 3, Publicitário(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 21:30

Olá a todos,

Estou com o seguinte problema:

Em 2012 estava prestes a abrir uma loja de informática, mas devido a um grave problema de saúde sofrido por minha mãe, acabei colocando esse projeto de lado. Com toda a correria durante esse período, não dei a devida atenção para a empresa e acabei deixando a MEI de lado também, sem pagar e nem declarar nada até agora.
Acontece que nesse meio tempo trabalhei com carteira assinada, e agora que sai do trabalho preciso dar entrada no seguro desemprego, mas para isso não posso ter a MEI aberta (infelizmente descobri isso só agora), e para realizar a baixa preciso deixar a MEI em dia.

Diante disso surge a dúvida: Consigo fazer alguma declaração de inatividade, e assim evitar de pagar todas as taxas acumuladas durante esse período?

No momento estou realmente precisando do seguro, e não sei se terei a condição de pagar as taxas, caso necessário... :/

Ficaria muito grato com a ajuda da comunidade.

MARCOS AURELIO S SOARES

Marcos Aurelio s Soares

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 08:38

Bom dia Luigi. Entendo que infelizmente terá que quitar os débitos da MEI. Já que o sistema possui uma declaração própria e não deverá aceitar a declaração de Inatividade.
O segundo motivo que o sistema possui recolhimentos fixos mensais, não condicionados ao total do faturamento, ou seja, não faturando ou faturando até R$ 60.000,, por ano, todos os inscritos no sistema pagarão o mesmo valor mensal.

Luigi Santini

Luigi Santini

Iniciante DIVISÃO 3, Publicitário(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 12:37

Boa tarde Marcos, obrigado pela resposta, e de fato, em minhas pesquisas já não tinha encontrado nada favorável a mim, e sua informação acabou por confirmar... Mas tenho uma outra dúvida em relação a isso. No caso das guias que terei que pagar, elas valem para o fundo de garantia, que no caso pretendo sacar, ou contam apenas para a aposentadoria?

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 12:58

Boa Tarde,
infelizmente como citado acima pelo colega, você terá que pagar todas as guias e fazer a declaração DASN-SIMEI dos anos referentes.

O pagamento do MEI são validos somente para INSS, não contribuem nada para o FGTS, pois esse fundo é para trabalhador de carteira assinada.


Abçs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.