x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 414

Fernanda das Neves Ramos

Fernanda das Neves Ramos

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 16:02

Olá boa tarde, tudo bem?

Estou fazendo um planejamento financeiro com o meu pai e gostaria de tirar uma dúvida com os senhores.

É porque o meu pai, há muitos anos, tem uma micro empresa com a minha mãe de sócia. Ele vende livros e materiais escolares para escolas e alunos em geral.
Minha mãe quer sair desta empresa, pq eles estão meio brigados.
Aí, eu disse pra ele pra dar baixa na empresa Neves e Ramos, que é a empresa dele, e se tornar um Micro Empresário Individual.
Isso porque o faturamento dele gira em torno de R$ 40.000,00 anual, e ele trabalha sozinho, não tem funcionário nenhum.
Além disso, hoje na minha casa, a maior renda é a minha, e eu gostaria de coloca-lo como meu dependente do imposto de renda. Ainda não coloco pq, ele sendo sócio de micro empresa, a contadora dele lança pro labore pra ele, e aí, eu não posso juntar os rendimentos dele com os meus, pois senão, eu restituo menos imposto de renda.
Se ele virasse MEI, eu poderia lançar os rendimentos dele só como Lucro, aí, ele estaria isento do Imposto de Renda e não interferiria na minha declaração, certo?

Qual a opinião sobre isso? Tem mais algum aspecto sobre ME e MEI que eu não estou prestando a atenção para fazer com que, no próximo ano, ele já saia da ME e vire MEI?

Agradeço e aguardo a ajuda dos senhores.

Um grande abraço,

Fernanda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.