x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 843

Declaração de IR - PF

Patricia Hornink Mora

Patricia Hornink Mora

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 10:39

Colegas, bom dia!

Estou fazendo uma declaração de imposto de renda e para ser sincera estou começando, não tenho muita experiência, pois até então prestava serviços exclusivamente contábeis (departamento contábil). Esse ano estou ajudando meu avô com a declaração dele e utilizando essa oportunidade para aprendizado.

Tive acesso a última declaração enviada por uma contabilidade e atualizei todos os saldos bancários (são mais ou menos 5 saldos em bancos diferentes), atualizei bens adquiridos, aposentadoria, alugueis etc... tudo isso foi tranquilo... no entanto me deparei com um saldo alto no código de Dinheiro em Espécie - Moeda Nacional. Achei muito esquisito, pois todo valor que meu avô acumulou até o momento estão depositados nas contas poupança e/ou investidos em Renda Fixa e CDB. Esse dinheiro declarado e crescente ao longo dos anos não existe simplesmente. Qualquer que tenha sido o "lucro" do meu avô ao longo desses anos ficou nos bancos.

Entrei em contato com a contadora anterior que tranquilamente me informou ser comum a declaração de valores em espécie para futuros financiamentos ou compras que meu avô queira fazer. Perguntei da onde surgiu esse dinheiro e ela me informou que faz uma "espécie de contabilidade", receitas menos despesas, e todo ano apresenta em formato de dinheiro um "lucro".

Meu avô nunca disponibilizou nenhum tipo de recibo ou NFs de gastos, então não sei de onde ela tirou esses "lucros" em todos esses anos, mas sei que já são mais de R$ 200 mil apresentados em Dinheiro em Espécie...

Alguém poderia me ajudar a entender? Será que devo ter algum tipo de "malícia" que todos têm menos eu ao apresentar um valor inexistente? É realmente comum declarar um "lucro" inexistente ou não em Declaração de Imposto de Renda?

Desde já obrigada!

Douglas Maganha da Silva

Douglas Maganha da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 11:00

Então, ao meu ver, isso é algo totalmente ilógico, afinal quem vai guardar um valor alto em casa, perdendo o rendimento mensal que alguns bancos oferecem, principalmente com toda informação que os próprios gerentes de contas fornecem...
Antigamente era uma prática comum utilizar isso em declarações de IRPF, inclusive eu quando fiz minhas primeiras declarações meu patrão falava para colocar, porém, hoje vejo que não faz sentido.
Acredito que tal situação pode ser entendida pela RFB como um caixa dois.
Como informei, não tenho a prática de colocar algo como "moeda em espécie" no IRPF pelos motivos descritos!

Douglas Maganha da Silva

Acesse: http://www.facilitandoacontabilidade.com.br/ - blog sobre dicas, concursos, procedimentos e notícias da área contábil!
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 14:39

Já temos no Fórum Contábeis um tópico fixado na sala de Legislação Federal destinado exclusivamente para assuntos da DIRPF/2015.

Todas as dúvidas deverão ser concentradas neste tópico.


Clique aqui e confira.


Lembre-se, de acordo com as Regras do Fórum, sempre devemos pesquisar antes de postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.