x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 707

Exclusao do Simples Nacional

Mauro Gomes

Mauro Gomes

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 19:59

Prezados


Gostaria de uma ajuda do grupo.

Uma empresa tributada pelo Simples Nacional, que nesse mes de 03/2015, foi adquirida por outra empresa já constituida que a mesma e tributada pelo lucro real.

Faremos uma alteraçao contratual, retirando os dois socios atuais e incluindo dois novos socios, que adquiriram a referida empresa (esses dois novos sócios um e P.F. e outro e P.J).

Na entrada desses dois novos socios (um P.F e outro P.J), a empresa que foi adquirida, tributada pelo Simples Nacional, automaticamente perderá a condiçao de ser optante pelo Simples Nacional.

Pergunto, a exclusao da empresa que hoje e tributada pelo simples nacional, com as devidas obrigaçoes pertinentes a uma empresa do Lucro Presumido, se dará a partir do registro do contrato social, ou esse tipo de exclusao retroage as referidas obrigaçoes para o começo do exercicio de 2015.

Antecipo agradecimentos,

Atenciosamente
Mauro

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 31 março 2015 | 17:22

Boa tarde Mauro Gomes.

Os efeitos da exclusão do SN se darão a partir do mês subsequente à situação de vedação, conforme consta nas Perguntas e respostas do Simples Nacional, pergunta, 12.3:

12.3. Quais os prazos para as microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP) comunicarem a sua exclusão obrigatória do Simples Nacional e quais os efeitos da exclusão por comunicação?

incorrer nas hipóteses de vedação previstas nos incisos II a XIV e XVI a XXVII do art. 15 da Resolução CGSN nº 94, de 2011, hipótese em que a exclusão (alteração promovida pelas Resoluções CGSN nº 100, de 2012 e nº 115, de 2014):

deverá ser comunicada até o último dia útil do mês subsequente ao da ocorrência da situação de vedação;

produzirá efeitos a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da ocorrência da situação de vedação;


Att.

Att.

Marcos Braga

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.