x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 55.758

Como saber se minha empresa está como MEI ou outro?

Gabriela

Gabriela

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 9 anos Domingo | 5 abril 2015 | 20:52

Olá Pessoal!
Bom, eu sou leiga no que se trata em Legislação Federal.
Acontece que, eu me cadastrei como MEI há pouco mais de um ano, em 2013.
Porém, algumas empresas não aceitavam essa condição do meu CNPJ para abrir cadastro nelas, por ser uma condição de pouco faturamento.
Eu pedi o desenquadramento do SIMEI como muitos me explicaram que era o que eu deveria fazer para me tornar uma ME ou EPP. Porém, por alguns problemas, não consegui levar a documentação na JUCESP.

Aconteceu que hoje, fui entrar no meu cadastro no portal do empreendedor, e lá consta que não pertenço mais ao SIMEI.
Minha dúvida é: Como ou onde sei como consta meu cnpj agora? Se eu não sou mais enquadrado no SIMEI, então não sou mais um Micro Empreendedor Individual, ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?

Espero que possam me ajudar.
Desde já agradeço pela atenção.
Gabriela.

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 5 abril 2015 | 21:38

Olá Gabriela,
Procure um profissional da sua confiança para te ajudar a regularizar sua situação, pois como solicitou desenquadramento do MEI, vai precisar de um contador a partir de agora, para te ajudar com as obrigações auxiliares da sua empresa.
A consulta para saber sua solicitação pode ser feita pelo endereço abaixo:
http://www8.receita.fazenda.gov.br/SIMPLESNACIONAL/aplicacoes.aspx?id=22
E para consultar seu cnpj:
www.receita.fazenda.gov.br

Esperto ter ajudado.

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
Gabriela

Gabriela

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 9 anos Domingo | 5 abril 2015 | 21:45

Olá Cristina. Obrigada por responder!
Então, no caso esse site so SIMPLES que você me passou, aparece que não estou mais enquadrada no SIMEI. Isso quer dizer que não sou mais um MEI?
No outro link, aparece o certificado do mesmo jeito que aparecia antes do meu desenquadramento. O Código e descrição de natureza jurídica aparece o mesmo, que é 213-5. Mas dentro disso, não consigo saber se sou Empresário Individual - Mei, Me ou EPP.
Obrigado por sua atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.