x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 4.830

Credito PIS/COFINS

G G

G G

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 23 junho 2008 | 10:15

Bom dia a todos... gostaria de saber se é possivel se creditar do PIS / COFINS de matéria prima que entre na filial e depois é transferido para a matriz para industrializãção....

Obrigado

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 23 junho 2008 | 14:02

Boa tarde Gabriel,

A apuração do PIS e COFINS é feita na matriz da empresa somado com todas as filiais, o que você não pode fazer é tomar crédito duas vezes, ou seja; pela entrada da matéria prima na filial e pela transferência da filial para a matriz. Você precisa ficar atento para tomar crédito uma única vez.

Bom trabalho

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 19:28

Boa tarde Guilherme,

A apuração do PIS e da COFINS, bem como de todos os imposts e contribuições federais, se dá (obrigatoriamente) de forma centralizada pela Matriz.

Isto porque a empresa é única. Não existe uma Matriz e uma filial, o que existe é uma matriz com filial.

Face a isto não cabe a "transferência" pretendida, pois o crédito já está implícito.

...

Daniel Alves

Daniel Alves

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Cadastros
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 09:13

Prezados senhores

Eu trabalho numa rede de supermercados lucro real e estou com a seguinte dúvida:
Os produtos que são a aliquota zero, monofásico e suspensão para consumidor final podem, de certa forma ser creditados quando da utilização dos mesmos como insumo que resultam em produtos tributados integralmente? Estou me referindo ao pis e cofins.

Atenciosamente

Daniel Alves

Daniel Alves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.