x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 17

acessos 12.492

PLANEJAMENTO TRIBUTARIO

Maria Darci dos Santos

Maria Darci dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Jurídico
há 16 anos Quarta-Feira | 25 junho 2008 | 20:35

Oi Marcos

Apenas como sugestão para um maior conhecimneto de planejamento tributário, eu sugiro que vá até uma biblioteca de uma faculdade de Direito e procure por edições recentes sobre planejamento tributário.

Antes aproveitava-se as falhas na legislação e muitos consideravam planejamento tributário, alguns casos o fisco até aceitava, mesmo que se vislumbrasse adiante uma enorma confusão de artimanhas para a redução da carga tributária. Fecha um aempresa, abre outra, uma terceira compra parte das ações da primeira , as figuras das cisões, transferência de ações, com alguns casos importantes sendo julgados no Judiciário o fisco não aceita mais certas operações como planejamento tributárioe muitas empresas estão sendo multadas pela Receita federal por operações mirabolantes que tinham o objetivo de sonegar .

A Associação Paulista de Estudos Tributários-APET tem bons livros sobre Planejamento Tributário, algumas faculdades possuem seus livros e revistas.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 26 junho 2008 | 14:04

OI Maria,

Você fez uma ótima explanação, não se pode confundir Planajamento tributário com artimanhas para redução de carga tributária, estas artimanhas na verdade são picaretagens e denigre nossa profissão. Como você mesma colocou, Planejamento TRibutário exige um estudo aprofundado e isso somente com bons livros.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ANTONIO MARCOS DIAS DE ALMEIDA

Antonio Marcos Dias de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 2 julho 2008 | 09:11

Caros colegas agradeço sinceramente pelas excelentes dicas que contribuirão para o meu inicio de estudos! Caso tenham algum material sobre este importantíssimo assunto por favor mande para mim. estou prestes a contabilizar uma empresa (Mercado) com 3 filiais e estou estudando qual o melhor regime de tributação Lucro Presumido ou Real, me parece que o Lucro Real e mais vantajoso porem presciso me aperfeiçoar sobre o assunto, principalmente a respeito dos creditos sobre o PIS e COFINS, ISENÇÕES, TRIBUTAÇÃO CONCENTRADA, PLANEJAMENTO TRIBUTARIO, ETC

Maria Darci dos Santos

Maria Darci dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Jurídico
há 16 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 14:10

Boa tarde pessoal!

No dia 24/07 eu participei de uma palestra no SESCON em que o tema era: Planejamento tributário com foco no risco zeros.

Se vcs trabalham em escritórios de contabilidade provavelmente o SESCON da cidade de vcs devem oferecer esta palestra , ela foi gratuita. Em todo caso, vou entrar em contato com eles para verificar a possibilidade deles enviarem um arquivo dessa palestra para eu colocar no fórum.

Se não conseguir vou tentar copiar a apostila e colocar no fórum.

Uma maneira de saber qual a tributação é mais viável para sua empresa é efetuar cálculos. Um exemplo: peguem o faturamento do ano passado e calculam os impostos pelo lucro real/presumido/simples nacional para terem uma posição qual das opções é mais favorável, o importante no lucro real é analisar exatamente a atividade da empresa, pois não é tudo que se pode utilizar como crédito, é necessário saber exatamente quais são as despesas passíveis de crédito do PIS e COFINS (aluguéis, arrendamento, leasing e outras).

Para um planejamento eficaz é necessário vc ter informações completas como por exemplo:folha de pagamento, no caso do Supersimples é um ponto de atenção, porque em alguns casos só valerá a pena se o valor da mão de obra em relação ao faturamento for superior a 40%.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 14:21

Olá Maria,

Você explanou muito bem, há vários fatores que se deve considerar em um Planejamento tributário e necessariamente tem que ser individual. O Planejamento que é bom para uma determinada empresa pode não ser para outra do mesmo ramo de negócio. Gostaria de salientar que este estudo deve ser feito pelo contador responsável onde o mesmo irá indagar para o empresário qual o objetivo da empresa, bem como sua expectativa de crescimento e mercado para que seja incluso no Planejamento TRibutário da empresa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 20:25

Caros Colegas,

Necessito de ajuda para montar um planejamento tributário para uma empresa comercial que ainda será constituida na Junta Comercial e demais órgãos. Gostaria de uma luz de como montar um, ou pelo menos um quadro comparativo conforme as informações abaixo, enviadas pelo cliente. Se alguém já tiver um para essa atividade e puder disponibiliza-lo aqui no fórum ou enviar diretamente paraa mim se as regras permitirem, tenho urgencia.

Atividade de comercio varejista de venda de pneumáticos e camaras-de-ar novos e usados (CNAE 4530-7/05); de peças e acessórios novos e usados (CNAE 4530-7/03 e 4530-7/03); Serviços de Alinhameno e Balanceamento de Pneus (CNAE 4520-0/04) - Qual a melhor opção de tributação (Lucro Real, Presumido ou Simples Nacional) , considerando que inicialmente a empresa abrirá suas portas com 08 empregados, com salário médio de R$ 800,00 e tem expectativa de vender 60.000 reais/mês e que poderá até chegar a 100.000 reais o faturamento mensal em até 1 ano? Preciso montar um quadro comparativo para avaliar qual tributação será menos onerosa financeiramente para apresentar ao cliente.

agradeço antecipamente.

obgda

Keil@Rejane
Marcia /SP

Marcia /sp

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 23:57

Não sei se Planejamento Tributário seria o tópico exato para enquadrar a minha dúvida mas.... vamos lá......

Estou tentando achar uma solução ou uma forma de fazer com que uma empresa possa continuar suas atividades.

A empresa em questão descobriu há uma semana que algumas de suas máquinas estavam sendo leiloadas qdo uma compradora apareceu na empresa para ver as condições em que se encontravam. Trata-se de uma industria com CNAE 2840-2/00 - Fabricação de máquinas-ferramenta, peças e acessórios.

Descobriu-se então que o contador, que tb fazia papel de financeiro da empresa, havia deixado de recolher todos os impostos,inclusive os previdenciários, enfim.... descobriu-se tb que ele havia furtado um bom dinheiro da empresa, e que as intimações, as cobranças, os avisos e notificações foram "extraviados", na verdade ele confessou que as escondeu ( levou para casa ).

A empresa está tentando regularizar a situação pagando alguns débitos e parcelando outros.

O problema é que os sócios acreditavam que a empresa estava enquadrada no simples mas..... não estava ( logicamente ).

Bom.... o cenário é desesperador e o faturamento não será suficiente para manter a empresa como está. Se estivesse enquadrada no simples seria menos complicado.

A empresa tem 04 sócios e capital social de R$1.800.000,00 e com este capital não seria possivel a adesão ao simples mesmo depois da regularização. A sócia majoritária tem 50,5% e os demais 16,5%.

Sugeri que fosse aberta uma nova empresa ( enquadrada no simples ) com apenas duas das sócias com participação no capital social de 9% cada uma, de um capital total de 50.000,00 o terceiro sócio transeriria algumas cotas para a majoritária de forma a ficar com a mesma qtde das outras, desta forma os tres continuariam no qadro societáro da empresa mas com um percentual menor.. A empresa antiga venderia as peças para a nova com um preço de custo ou menor, os funcionários ( alguns ) seriam demitidos aos poucos da antiga e readimitidos na nova para diminuir a carga de impostos s/ folha, uma vez que a nova empresa seria enquadrada no simples, enquanto isso antiga iria diminuindo o faturamento até o ponto em que pudessemos baixar o capital social enquadrá-la no simples e voltar a trabalhar com ela.

Sinceramente não encontrei outra solução, será que existe alguma outra forma de amenizar o problema, eu estaria agindo de foma legal?
Como devo agir, existe outra saída pra este caso?

Marcia /SP
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 07:55

Bom dia Marcia,

O valor do Capital Social não é razão para impedimento da adesão desta empresa à sistemática do Simples Nacional, entretanto, os débitos para com a Fazenda Nacional, são.

Se não houverem débitos de impostos e contribuições, esta empresa pode optar pela adesão ainda este ano (se acontecer a antecipação da opção que houve no ano passado) e aderir ao Simples a partir de 01/01/2011.

Caso contrário, constituir uma nova empresa só será possivel se os sócios da atual empresa participarem no Quadro Societário da nova empresa com menos de 10% cada um. Caso algum deles participe com mais de 10% terá que ser considerado a receita bruta global (das duas empresas) com vistas a obervar o limite de R$ 2.400.000,00 exigido para permanência no Simples Nacional.

Deixo de comentar a estratégia financeira a ser adotada por completo desconhecimento de detalhes acerca do assunto.

...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Segunda-Feira | 30 maio 2011 | 16:47

Boa tarde a todos
Estou concluindo o curso de Técnico em Contabilidade e preciso desenvolver um trabalho sobre Planejamento Tributário, onde abordarei Lucro Presumido e Lucro Real, juntamente com suas vantagens e desvantagens. Li vários artigos neste site e pela internet também, mas precisaria de algum material de apoio mais enxuto e de fácil entendimento, pois terei que fazer apresentação também. Por favor, o que puderem me enviar será de muita ajuda. Agradeço antecipadamente.

Joilson P. Muniz

Joilson P. Muniz

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 13:52

boa tarde caros colegas, gostaria de saber qual o melhor livro que trata sobre planejamento tributario. deste ja agradeco

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Salmo 103.1-2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.