x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 644

Dúvida sobre dependente que possui Empresa. Imposto de Renda

Naiadja Schneider

Naiadja Schneider

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 abril 2015 | 18:59

Olá.

Dúvida sobre dependente Imposto de Renda:

Gostaria de colocar meu companheiro como dependente na minha declaração, o mesmo esta com licença do serviço e sem rendimentos no ano de 2014, além disso ele possui um MEI, e este MEI também não tem rendimentos a mais de 5 anos (E se encontra ATIVA, segundo o Site da Receita - Verificação de CNPJ) .

1. Posso declarar ele como meu dependente (cônjuge)?

2.E nos bens colocar a empresa dele?

3.Além disso devo fazer a declaração de PJ para ele, mesmo não tendo rendimentos a anos, só pelo simples fato de estar ativa?

4.E mudaria alguma coisa caso fosse INATIVA?

5. E além de tudo, acessando o site da RECEITA para gerar Código do PJ, não consigo pois diz que o mesmo não é optante pelo Simples Nacional. O que isso quer dizer?

6. E acessando o SIMEI não consigo selecionar ano-calendário algum, somente evento especial e nada mais. Por quê?

Alguém por favor pode me ajudar?

P.S:. Poderiam me indicar algum site eficiente e eficaz que faz consultoria contábeis online?

Att,

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 abril 2015 | 23:01

Naiadja
Boa noite

Seja muito bem vinda ao Fórum Contábeis.

Informo que já existe no fórum tópico dedicado a discussão deste tipo de assunto com uma série de informações a respeito, para acessa-lo, clique aqui.

Leia as mensagens já disponíveis, se persistirem dúvidas fique a vontade para fazer novo questionamento.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.