x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 1.042

Declaração IR para servidor estatutário RPPS que deseja cont

Reynaldo Aguadio Gabarron

Reynaldo Aguadio Gabarron

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Sábado | 18 abril 2015 | 21:55

Boa noite, caros colegas!

Criei este tópico, pois após muitas pesquisas, não consegui reunir toda a informação para sanar minhas dúvidas, referente a minhas próximas declarações de ajuste de IR. E grande parte dos questionamentos são previdenciários

Sou servidor público estatutário, costumo ter em média de 50 a 70,00 retidos na fonte, possuo 10 anos de contribuição no inss, com salário baixo, e minha idade é 35 anos. Meu objetivo é ter duas aposentadorias, e a do inss o mais próxima do teto possível, tendo idade e tempo de contribuição. Minha esposa é MEI e Contribuinte Individual, recolhendo o inss em 5 e 20%, respectivamente.

1- Seria viável, por uns 10 anos ela parar de contribuir, e eu recolher inss pelo teto (20% de 4663,75), e após este período ela voltar com o mei e recolher o restante como contribuinte individual para atingir o teto, na primeira década, eu colocando ela como minha dependente apenas com a renda dela como Mei?

2- Fiz umas simulações no carne leão, com o inss do teto (932,75) mais irrf de 204,85, seria um valor até acessível, mas quando eu jogo na declaração de ajuste, tanto por deduções legais, ou desconto simplificado, minha renda real como servidor, mais a "renda" do teto do inss tornariam meu imposto a pagar caríssimo, em torno de 8000 a 8500,00, na normal ou na simplificada, respectivamente. Minha dúvida seria se, além das deduções conhecidas, como saúde e educação, posso escriturar livro caixa para reduzir o valor do IR a pagar, qual o limite destas deduções, e como eu faço essa comprovação das despesas.

3- Outra simulação que fiz foi pagar o teto do inss para minha esposa. Contribuindo apenas no teto os valores do ir sao bem acessíveis. Estariam , em tese, parecendo corretos, visto que ela recolhe 5% pelo mei (inss), complementaríamos com 15% para completar 1 salário mínimo, recolheríamos em 20% de 3875,75 como contribuinte individual, totalizando 204,85 de retido na fonte? Ainda dá para restituir grande parte disso com ela fazendo a declaração simplificada sem dependentes.

Desde já agradeço pela oportunidade de poder contar com a colaboração de vocês!!

Gratidão!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.