x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 653

Qual o CSLL para o comércio varejista?

Rosangela

Rosangela

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Administrativo Financeiro
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 11:27

Bom dia.

Fui excluído do simples nacional e agora estou tendo que pagar os impostos pelo Lucro Presumido. Chegaram as primeiras guias para eu pagar e fiquei assustado com os valores. Meu contador mandou as guias, porém eu fiquei com dúvidas no CSLL.
Segundo os sites que entrei e a lei abaixo eu compreendi que eu deveria pagar 1,08% porém meu contador afirma que é 2,88%.

Minha empresa é comércio varejista de roupas e calçados. Vendo menos de cem mil anual. Qual é o correto? Compreendi mal a lei abaixo?


Por força do artigo 22 da Lei 10.684/2003, a base de cálculo da CSLL, devida pelas pessoas jurídicas optantes pelo lucro presumido corresponderá a:

12% da receita bruta nas atividades comerciais, industriais, serviços hospitalares e de transporte;

32% para:

a) prestação de serviços em geral, exceto a de serviços hospitalares e de transporte;

b) intermediação de negócios;

c) administração, locação ou cessão de bens imóveis, móveis e direitos de qualquer natureza.


A alíquota é de 9% (nove por cento).

No período de 01.05.1999 a 31.01.2000, a alíquota era de 12% (doze por cento)

A alíquota da CSLL era de 8% (oito por cento) até 30.04.1999.



CSLL = 1,08% ==>CSLL base de presunção 12,00%, alíquota da CSLL 9,00%


Obrigado.

Edson

felipe antonio da rosa bittencourt

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 11:39

Bom dia Edson.
Seu entendimento está correto sim.
Comércio a presunção é de CSLL é 12% e para IRPJ é 8%.
Segue link para demonstração.
CSLL = 2,88% ==>CSLL base de presunção 32,00%, alíquota da CSLL 9,00% é utilizado em maioria para prestadores de serviços, salvos alguns casos.


http://www.portaltributario.com.br/guia/lucro_presumido_irpj.html


Espero ter auxiliado.
Tenha um bom dia.

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt.

Técnico em Contabilidade.
Bacharel em Ciências Contábeis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.