x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 427

IRPF 2015 - dependentes

CARMEN MARTI

Carmen Marti

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 12:43

Boa Tarde,
Sou contratada de uma prefeitura e recebi proventos, tenho um Mei de serviços, não estou isenta pela tabela da receita.
Tenho uma mãe com 81 anos que mora comigo e recebe aposentadoria e pensão,entre rendimentos isentos e não isentos o informe totaliza R$25.054,14, posso incluí-la como dependente na minha declaração? Já que os rendimentos dela ultrapassam os R$ 21.453,24, vlr limite.
Ou poderia incluí-la e especificar nos rendimentos tributáveis a renda tributável dela de R$ 1.813,13 ? Seria vantagem para a minha declaração?
Obrigada.
Carmen

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 30 abril 2015 | 08:13

Carmen Marti
Bom dia!

Você poderá inclui-la como dependente, todavia todos os rendimentos auferidos por ela, sejam de natureza isenta ou tributável deverão ser informados na sua declaração, como rendimentos recebidos pelos dependentes.

Como também poderá/deverá informar as despesas dedutíveis ocorridas no ano calendário de 2014 com a dependente.

Realizado os devidos lançamentos faça um comparativo e verifique se é vantajoso ou não incluí-la como sua dependente.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.