x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 903

Simples Nacional - Transportadora

Drika

Drika

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 2 maio 2015 | 09:52

Bom dia !!

Já pesquisei e não encontrei nada, ficaria grato se alguém pudesse me orientar.

Tenho uma empresa de transportes de carga municipal e intermunicipal, ela presta serviços de transporte para uma empresa do ramo alimentício, ocorre que, desde inicio da empresa, emitíamos um CTE para a empresa contratante e apurávamos o imposto a pagar normalmente. Recentemente a empresa contratante foi vendida para um outro grupo e a nova gestão não permite mais o CTE e informa os dados do Transportador (PJ) nas notas emitidas por eles e disse ao cliente que o imposto é pago por eles.
Alguém já teve um caso assim ?? Nesse caso a empresa que ta prestando o serviço(meu cliente) não paga mais das ?? como fica a escrituração fiscal e contábil ????

Desde ja

Agradeço

Adriana

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Sábado | 2 maio 2015 | 11:11

Bom Dia,

a empresa que emite a NF com os dados do transportador dispensa a emissão do CTe, podendo a mesma ser utilizada para transporte.
Quando isso, ela já paga o imposto da circulação no transporte, e cabendo portanto a empresa transportadora, quando apurar o DAS, não irá recolher o ICMS, somente os outros impostos normais.

Abçs.

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 15:49

Boa Tarde,
Drika

Você pode se informar com a SEFAZ para complementar sobre a legislação.

Vai depender de como é o transporte. Basicamente se na NF da venda da mercadoria já vem os dados da transportadora, a mesma fica dispensada da emissão de CTe para efeito de transporte. Pode transportar somente com a NFe.
Mas para recebimento e questão financeira, pode optar por emitir o CTe, e o ICMS não seria pago, já pago pela empresa da venda.

Bom confirmar com a SEFAZ daí, não sei como funciona em SP, para saber se pode ou não pode, ou até como seria a CST da operação, já que é melhor emitir para ter controle da Receita recebida.

Abçs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.