x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.153

imposto de renda - restituição indevida

Skalete Porto

Skalete Porto

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 11 maio 2015 | 12:26

Boa tarde!

Gostaria de saber se vocês podem me auxiliar.

Nesse ano fiz uma declaração de 2014 de uma senhora de 63 anos. Ela sempre declarou IR, porque ela recebia o informe de rendimentos do banco. Nesse ano, essa senhora pediu para que eu fizesse a declaração, quando pedi todos os documentos necessários percebi que no ano de 2013 (ano calendário 2014) a mesma ainda era isenta, havia recebido apenas R$15.000,00 e não houve valor retido de IR para que a mesma possa ter recebido restituição em 16/06/2014. Quando verifiquei a declaração de 2013 vi que o valor de poupança que a mesma tinha, foi preenchido no campo de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Juridica pelo titular ao invés de ser colocado em bens código 41 caderneta de poupança, detalhe o rendimentos isentos, foi colocado no campo de IMPOSTO RETIDO NA FONTE. Isso fez com que essa senhora restituísse um valor de R$1.939,82. Solicitei um código de acesso de pessoa física, e o que eu acho mais estranho é que não caiu na Malha fina e que na consulta da declaração está como Declaração Processada e a mesma não recebeu nenhuma carta de Notificação de Restituição Indevida a Devolver. O que vocês me aconselham?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.