x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 911

Leandro Vasconcellos

Leandro Vasconcellos

Iniciante DIVISÃO 1, Fisioterapeuta
há 9 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 12:58

Boa Tarde!
Sou fisioterapeuta e trabalho como autonomo e gostaria de saber se sou obrigado a pagar o carne leão mensalmente dos recibos que eu dou aos meus pacientes, mesmo que na soma dos recibos do mes fique um valor abaixo da alíquota de isenção do imposto de renda. Eu posso só emitir os recibos com o CPF de quem esta me pagando e somente na declaração do imposto de renda de 2016(ano base 2015) declarar mensalmente os números dos CPF's de quem eu emiti os recibos?
Em fim estou perdido, com relação ao carne leão e a declaração do ano que vem me ajudem.

Eduardo Henrique Menegueti Domeni

Eduardo Henrique Menegueti Domeni

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 13:06

Leandro Vasconcellos

CARNÊ LEÃO

Base Legal
O Carnê-leão é o recolhimento mensal obrigatório do imposto de renda das pessoas físicas, a que está sujeito o contribuinte, pessoa física, residente ou domiciliado no Brasil, que recebe rendimentos de outra pessoa física ou do exterior.



***O rendimento recebido de pessoa jurídica ou de pessoa física com quem tenha vínculo de emprego não está sujeito ao pagamento do Carnê-leão. Nesse caso, o imposto é retido pela fonte pagadora.

***Faculta-se ainda fazer o recolhimento do Mensalão em caso de Rendimentos recebidos de pessoas jurídicas sem retenção na fonte ou, com retenção na fonte, inferior a faixa de tributação em que estiver enquadrado o contribuinte, pelo somatório de todos os seus rendimentos, com o objetivo de parcelar ao longo do tempo (12 meses) o imposto que será pago no ano seguinte ao longo de 6 meses.

O pagamento do Carnê-leão é devido quando o rendimento recebido, depois das deduções permitidas, for superior ao limite de isenção da tabela progressiva mensal.