x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.792

Como Funciona Entrada x Saída Empresa Simples Nacional ?

Alisson Américo

Alisson Américo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 16:57

Olá amigos contadores

Gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês pois estou totalmente perdido em relação as empresas do simples nacional.
Como trabalhar corretamente com essas empresas, sem cair na malha fina fiscal, sobre diferença de estoque
quanto declarar mensalmente etc..

Essas empresas optantes pelo simples nacional são obrigadas a declarar uma certa % (porcentagem) em relação as suas compras "TODO MES"?
Ou apenas é declarado no fim do ano no Imposto de Renda?


Exemplo: Um mini mercado ramo alimenticios etc, sei que a porcentagem é de 20% em cima do lucro bruto para retiradas de imposto, uma empresa que compra no mês 10.000 de mercadorias para revenda é obrigação vender 12.000 e pagar um x de imposto? Ou pode ficar livre e estocar para outros meses livremente, sem que ocorra essa malha fina fiscal?

Sei que pode ser uma duvida um tanto estranha, mas eu nao sei sinceramente como lidar com tal situação dessas empresas, um fisco antigamente me auxiliou a fazer dessa forma, mas eu bato e insisto que esta errado, assim como varios clientes meus. Gostaria de uma ajuda ou alguma opinião de vocês.

Agradeço desde já!

Abraço.

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 15 maio 2015 | 08:09

Alisson, Bom dia.

As empresas optantes pelo Simples Nacional, no que diz respeito ao controle e registros de estoques, deverão adotar "Livro Registro de Inventário", onde deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário.

Esses valores são informados na Declaração Anual do Simples, somente com saldos em (31/12).

OBS. há um cuidado sobre os valores do estoque para que não exceda alguns limites e a empresa seja excluída do Simples.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.