Pessoal, boa tarde. Estou com muitas dúvidas no perdcomp de saldo negativo de IR. Fiz pagamentos mensais por estimativa num total de R$ 235mil, no entanto, apurei um saldo negativo de R$ 94mil.
Na perdcomp, lanço o crédito e ainda na ficha créditos, tem um aba para "Pagamentos", os quais entendo que devo lançar todos os pagamentos que compõe os R$ 235mil pagos. Ocorre que ainda nesta aba, onde digito Darf a Darf, tem um campo "Valor utilizado para compor o saldo negativo". Neste caso, devo colocar o mesmo valor do DARF ou não? Eu pensei que deveria distribuir neste campo um pouco em cada DARF para compor os R$ 94mil de saldo negativo, mas estou confusa diante dos exemplos do ajuda que vi.
Além disso, a empresa refez toda contabilidade de 2007 a 2010 e apurou que o contador calculou a menor as estimativas de 2007 e 2008. A IN 900 no art. 34º, par. 3º, item IX dizia que não podia ser compensado débito de estimativa, mas foi revogada pela IN 973. Minha dúvida é, como essa IN revogou apenas em 2009 eu só posso então compensar os débitos cujo período de apuração seja posterior a nov/2009 (data da publicação da IN) ou a data da publicação não interfere na data dos débitos que estão sendo compensados, então, posso compensar os débitos que são anteriores a publicação da IN também?
Alguém poderia me ajudar?
Obrigada desde já.