Maria Ivani Bahovscki
Bronze DIVISÃO 3, Professor(a) Por gentileza, preciso de uma orientação sobre a declaração do imposto de renda pessoa jurídica 2015.
Temos uma empresa, prestação de serviços, com registro em cartório – consultoria em TI que está sem faturamento já faz alguns anos.
Não foi fechada porque temos um seguro de saúde e seguro de vida empresarial, de forma que pagamos esses boletos que estão no nome da empresa. Já somos idosos e se tirarmos os seguros dessa empresa simplesmente ficaremos sem nenhum...As seguradoras colocam muitos obstáculos para idosos.
Esses pagamentos são feitos via boletos em nome da empresa mas são 100% reembolsados pelos sócios. Não faço Imposto de Renda como inativa porque segundo me informei esses pagamentos configuram movimentação financeira - embora não haja faturamento .
Eu própria faço as declarações obrigatórias porque não temos como arcar com um contador ..
Todo ano faço o Imposto de Renda Pessoa Jurídica no mês de junho - na verdade só preencho os dados cadastrais porque não há nada a declarar. Não enviei escrituração digital porque entendi não ser obrigatório.
Mas vi na página da Receita que agora isso foi modificado.
Infelizmente como não sou do ramo de contabilidade tenho dificuldade em entender exatamente o que deve ser feito neste ano.
Minha empresa, está obrigada a entregar esse novo demonstrativo mesmo sem faturamento?
Se for obrigatório, poderia me orientar onde baixo o programa?
Tenho assinatura digital. É suficiente?
Tenho pesquisado mas achei tudo muito confuso.